Cruel

Cruel Michael H. Stone...


Compartilhe


Cruel


Índice da Maldade




Compreender a verdadeira origem do “Mal” é uma parte importante e necessária de toda boa investigação.

Em 2013, a DarkSide® Books pavimentou o mercado true crime no Brasil ao lado de pesquisadores, investigadores, psiquiatras, médicos-legistas e promotores com a criação da marca Crime Scene®, dedicada ao estudo profundo e científico de crimes reais. O primeiro livro publicado na marca foi o best-seller Serial Killers: Anatomia do Mal, de Harold Schechter, o dossiê definitivo sobre os assassinos em série. Em 2023, ano em que a marca completa 10 anos, apresentamos Cruel: Índice da Maldade, o complemento perfeito ao livro inaugural da marca.

Nessa obra, os criminólogos e pesquisadores da violência e suas manifestações dentro da psicopatologia Michael H. Stone e Gary Brucato apresentam informações estarrecedoras dentro de seu método de classificação batizado como Índice da Maldade, uma hierarquia — constituída por 22 Padrões — criada com o intuito de auxiliar a classificação de crimes violentos. Neles, os autores examinam os fatores biológicos e psiquiátricos por trás dos assassinatos em série, estupros em série, torturas, assassinatos em massa e outras formas de violência.

Cada um dos padrões é ricamente categorizado e elucidado ao longo da obra, com exemplos de histórias de crimes reais e argumentos psicológicos e forenses que ajudam na classificação dos perpetradores em cada um dos níveis propostos pelos autores. Eles abordam desde casos pouco conhecidos, até mesmo as histórias dos psicopatas mais infames das últimas décadas, entre eles Charles Manson, Ed Gein, Gary Heidnik, Zodíaco, e, inclusive, o controverso caso brasileiro do goleiro Bruno.

Um dos pontos que aproxima o leitor da brutalidade dos relatos é que Stone e Brucato tiveram contato direto com boa parte desses criminosos, construindo, assim, descrições vívidas que se tornam documentos assustadores a respeito dos crimes cometidos. Ao mesmo tempo, essa aproximação nos ajuda a compreender melhor o funcionamento mental dos diversos padrões de criminosos, desde assassinatos em legítima defesa, até assassinatos em série cometidos por indivíduos com características psicopatas. Parte das ideias presentes em Cruel: Índice da Maldade também foram exibidas na inovadora série Most Evil, do Discovery Channel, e apresentada pelo próprio professor Stone.

Além de aprofundar os 22 Padrões do Índice, Cruel: Índice da Maldade também apresenta evidências de que, a partir de um certo período cultural da sociedade norte-americana na década de 1960, surgiram alguns tipos de crimes violentos que nas décadas anteriores jamais ou muito raramente haviam sido mapeados pela polícia e pela escola forense, além de receber uma voraz atenção midiática de jornais, tabloides e noticiários de TV. Com isso, os autores são persuasivos ao afirmar que compreender a origem do “Mal” é uma parte importante e necessária de toda boa investigação. Stone e Brucato também refletem sobre os efeitos das novas tecnologias e os fatores sociológicos, culturais e históricos que desde a década de 1960 podem ter contribuído diretamente com um novo ciclo, o surgimento daquilo que eles denominam “novo mal”.

Baseando-se em sua extensa experiência clínica, inúmeras entrevistas e em laudos médicos e todos os tipos de documentos produzidos por esses infames assassinos e torturadores, esses especialistas nos oferecem muitos insights sobre a lógica que impulsiona a origem do comportamento criminoso. Os pesquisadores Michael H. Stone e Gary Brucato confessam sentir uma enorme esperança no desenvolvimento e na união de várias áreas da medicina com a tecnologia, acreditando que não devemos apenas evitar e confrontar a violência, mas sim identificar traumas e condições mentais entre os seres humanos para que não existam vítimas nos dois lados dessa história.

Crime / Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Cruel

Similares

(1) ver mais
Vítima

Resenhas para Cruel (10)

ver mais
Motivos para ler:
on 25/10/23


Classificação indicativa: +18 Cruel: Índice da Maldade entra na lista de leituras muito boas, mas nada fáceis de ler. Ele possui um tema bastante delicado. Os autores Michael H. Stone e Gary Brucato são, respectivamente, professor de psiquiatria clínica e psicólogo clínico. Juntos, compactaram neste livro um índice categorizando criminosos em padrões entre os considerados mais simples aos mais perigosos. Além disso, o livro possui um conteúdo bastante completo em outras áreas de cri... leia mais

Vídeos Cruel (3)

ver mais
?? VLOGCRIME #06 | lendo Cruel da DarksideBooks, níveis de perversidades e caroline impactada ???

?? VLOGCRIME #06 | lendo Cruel da DarksideBoo

VOCÊS PEDIRAM - VAMOS VER O QUE TEM NAS CAIXAS?

VOCÊS PEDIRAM - VAMOS VER O QUE TEM NAS CAIXA

UNBOXING ?: a DarkSide me enviou vários lançamentos | Ana Carolina Wagner

UNBOXING ?: a DarkSide me enviou vários lança


Estatísticas

Desejam90
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 53
5
ranking 75
75%
4
ranking 15
15%
3
ranking 8
8%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

13%

87%

sah
cadastrou em:
24/02/2023 13:43:08
sah
editou em:
01/03/2023 18:52:56

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR