Cultura Brasileira

Cultura Brasileira Alfredo Bosi


Compartilhe


Cultura Brasileira


Temas e Situações




A contemporaneidade da cultura brasileira só pode ser integralmente compreendida ao se relevar fatores históricos adjacentes ao comportamento da sociedade brasileira; alguns fatos merecem ser citados: o colonialismo, ao moldar uma política de importação (de produtos, ideias e costumes), também dá forma a um padrão estético descontextualizado; a escravatura, implicando um julgamento discriminatório; a industrialização, submetendo o sujeito a uma filosofia política marxista; e as migrações, miscigenando.
Tendo em vista esses aspectos e conhecendo-se suas implicações, podemos esclarecer que o Brasil possui uma cultura altamente pluralista e miscigenada, empregando diversos valores das da afrodescendente e da indígena. Alguns aspectos da cultura encontram raízes na música repentista, destacando o cururu e o samba; outra vertente foi a MPB. A representação do caipira, ascendendo como tal, marca sua figura como o “homem da terra”. O Futebol, como expoente máximo de utopia – e fuga, consequentemente.
A apropriação da TV pelos brasileiros, marca a era do neocolonialismo, o que acentua o repúdio ao que é genuinamente nosso, incorporando o “bom” e descartando o “ruim”, ou “pior”.
E têm-se ainda os cultos, que ao padronizar o “certo”, desvincula o resto de seu contexto. O resultado é uma alienação cultural, uma negação dos valores que são próprios e, assim, um desenraizamento do sujeito.

Edições (1)

ver mais
Cultura Brasileira

Similares


Estatísticas

Desejam4
Trocam1
Avaliações 3.7 / 13
5
ranking 31
31%
4
ranking 15
15%
3
ranking 46
46%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Aminah
cadastrou em:
26/07/2011 05:28:36