Cultura e Literatura Africana e Indígena

Cultura e Literatura Africana e Indígena Claudia Amorim...


Compartilhe


Cultura e Literatura Africana e Indígena





Estes estudos de Cultura e Literatura Africana e Indígena visam proporcionar ao leitor sólidos subsídios sobre as culturas e literaturas africanas de língua portuguesa, assim como da cultura, história e literatura indígenas, a fim de que esses conhecimentos ampliem a compreensão da diversidade da cultura brasileira na qual nos inserimos.

Esta obra, que ora atualizamos, foi produzida em um contexto nacional que despertava para a importância de se introduzir na formação básica do aluno dos Ensino Fundamental e Médio os conhecimentos sobre as culturas africanas e culturas indígenas (conforme estabelecem as Leis n. 10.639/2003 e n. 11.465/2008, respectivamente). Durante esses anos, entre a implementação da obrigatoriedade desses conteúdos no ensino público e particular, houve avanços em relação a esses conhecimentos, mas muitas instituições de ensino se deparam com as dificuldades de acesso a um material pedagógico adequado, seja por dificuldade de acesso ou por desconhecimento de obras que abordassem os conteúdos de maneira atualizada e consistente.

No contexto atual, em que se aprovou uma reforma do Ensino Médio que torna obrigatórias apenas disciplinas como Matemática e Português, retirando-se do conteúdo obrigatório disciplinas de História e Geografia, tornando-as optativas, os estudos sobre a cultura brasileira, na qual se inserem os conhecimentos relativos às culturas africanas e indígenas, que compõem a formação inicial do Brasil, podem se tornar ainda mais inacessíveis. Contudo, acreditamos que há um interesse genuíno de pesquisadores acadêmicos e professores de instituições públicas e particulares, assim como de instituições educacionais atentas à diversidade que caracteriza a nossa nação, no aprofundamento dos conhecimentos sobre as culturas africanas e indígenas.

A atualização e reedição deste volume muito nos gratifica, portanto, nesse contexto, uma vez que apostamos juntos na vontade de saber inerentes a todos os seres pensantes e no respeito à alteridade, que nos faz olhar para a sociedade brasileira como um todo formado pela pluralidade.

A tarefa de condensar em alguns a cultura e a literatura de cada um dos países africanos de língua portuguesa e a cultura, a história e a literatura indígena no Brasil não foi fácil. No primeiro caso devido à necessidade de nos remetermos à história e à cultura secular dos países africanos referidos. No segundo caso, pela diversidade de formas de vida, culturas e organização social dos povos indígenas existentes hoje no país, o que torna complexa a composição de um quadro geral. Contudo, seguimos confiantes por serem esses temas hoje muito mais acessíveis aos estudantes e pesquisadores do que há oito anos, quando editamos esse volume.

Na atualização, não modificamos a intenção inicial da obra, ou seja, privilegiamos as informações históricas para, em seguida, focalizarmos a cultura e a literatura africana e indígena, uma vez que sem um conhecimento prévio da história dos povos da África de língua portuguesa, dos povos indígenas e de como os portugueses, nos séculos XV e XVI, provocaram essa ligação entre regiões tão distantes, por meio das navegações, qualquer estudo que estabeleça associações entre essas culturas não será completo. No caso dos indígenas também se privilegiou a compreensão dos processos de mudança ocorridos a partir da formação do movimento indígena e da Constituição de 1988, quando o Estado reconheceu sua condição de povos e o direito à posse dos territórios tradicionalmente ocupados por eles. Decorrente desses processos situa-se a produção de uma literatura indígena que procura expressar, por meio da escrita, uma diversidade de conhecimentos e relatos orais, de modo que possam ser mantidos na memória das jovens gerações e serem conhecidos pela sociedade não indígena.

Para facilitar as informações, mantivemos a divisão do conteúdo deste livro em oito capítulos, dedicando os cinco primeiros aos estudos da história, da cultura e da literatura dos chamados Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), e os três capítulos restantes para os estudos sobre a história, a cultura e os modos de vida contemporâneos dos povos indígenas no Brasil, fortalecendo a relevância da presença africana e indígena ao longo da história do Brasil e a relevância atual que suas culturas têm, enriquecendo a diversidade de nosso país e oferecendo (outras) possibilidades de ser e estar no mundo.

Didáticos / Técnico / Educação

Edições (2)

ver mais
Cultura e Literatura Africana e Indígena
Cultura e Literatura Africana e Indígena

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam1
Avaliações 3.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 100
100%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

11%

89%

andre
cadastrou em:
02/12/2020 07:35:04
andre
editou em:
04/12/2020 14:37:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR