O reconhecimento da Arte como área de conhecimento a ser trabalhada nas escolas foi legalmente introduzido pela LDB 9394/96; EM 1997 esse processo foi coroado em ãmbito nacional com a inclusão da dança nos parâmetros Curriculares nacionais ( PCNs)Mas,basta ter a dança nas escolas?Um repertório bem ensaiado de alguma dança popular, festivais com danças da mídia,ou ainda uma coreografia para a festa de fim - de - ano,cumprem o papel artístico e educativo da dança na escola?Ou a dança na escola tem como compromisso social ampliar a visão e as viv~encias corporais do aluno em sociedade a ponto de torná-lo um sujeito criador - pensante de posse de uma linguagem artística transformadora?A entrada da dança na legalidade trouxe consigo outros desafios, entre eles o da busca de consist~encia e qualidade para seu ensino nas salas de aula.dado o primeiro passo,o da introdução legal,é preciso hoje ir além e discutir o tratamento que se dá à inclusão da dança nas escolas,Ou seja,é necessário nesse momento pensarmos cuidadosamente em abordagens que permitam problematizar,articular,criticar e transformar as relações entre a dança,o ensino e a sociedade.
Educação