Das Casernas à Redação

Das Casernas à Redação Paulo Mercadante


Compartilhe


Das Casernas à Redação


A Era de Turbulências




Se os memorialistas e críticos literários hoje se sobrepõem aos criativistas, no plano intelectual, os fenomenologistas políticos também se voltam para o passado em busca de uma explicação global de nossa formação histórica. Entre eles se vem destacando a figura de Paulo Mercadante, cujo livro representa uma das mais agudas e objetivas visões fenomenológicas dessa famosa realidade brasileira, que desde o fim da Primeira Grande Guerra se tornou o objeto principal dessa autocrítica pessoal e coletiva.

Daí a triangulação de nossa história entre o liberalismo, o autoritarismo e o compromisso. Esse último aspecto representa a síntese de dois elementos extremos, cuja tensão constante acompanha a nossa evolução, desde o período colonial até o fim da República Velha, com oqual termina , aliás, essa visão global do nosso passado. E fica em suspenso o desfecho dessa triangulação no período autocrático, iniciado contra o civilismo, que aparentemente está terminando, enquanto se esboça uma reação liberalizante em perspectiva e socializante em gestação irretratável. Essa constante tentativa de um compromisso entre extremos marca o roteiro ziguezagueante dos caminhos naturais de nossa história com os seus aspectos positivos e negativos.



Trsitão de Atayde; Jornal do Brasil; Excertos - Texto da orelha

Edições (1)

ver mais
Das Casernas à Redação

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR