De Corpo Inteiro

De Corpo Inteiro Clarice Lispector


Compartilhe


De Corpo Inteiro





“O que é amor? Qual é a coisa mais importante do mundo? Qual é a coisa mais importante para um indivíduo?”

Essas questões, em si perturbadores e exigentes, são o coração desse livro. Só Clarice Lispector, improvisada em repórter, as ousaria formular como se fossem mais simples e evidentes, as inescapáveis questões a que devem responder os que compões o panteon da inteligência e da sensibilidade brasileira. Perdidas entre tantas outras que reconstroem o percurso existencial e profissional de gente como Chico Buarque, Tom Jobim e Nélida Piñon, elas ferem fundo e desconcertam os entrevistados, fazendo-os deslizar para um universo que, mais do que qualquer outro, pertence a Clarice.



A busca da essência de cada um de nós, para além do brilho do sucesso, pede da entrevistadora a generosidade de expor-se em cada entrevista, perguntando-se tanto quanto pergunta, correndo os mesmos riscos. “Por que você escreve?” “Eu me pergunto por que escrevo?” “Você tem medo?” “Eu tenho medo.” É nesse vaivém de ocultações e desvendamentos que Clarice Lispector oferece ao leitor desse livro um panorama íntimo do que foi a sua geração, seus tormentos, suas glórias e fracassos, sua criatividade transbordante, tudo registrado em música de câmera, em diálogo pausado, impiedoso às vezes e honesto sempre.



Como prêmio nos é dado ainda surpreender Clarice por um ângulo pouco conhecido, o da jornalista, estranha jornalista, terna, perplexa, fascinada pelos mundos que vai abrindo a golpes de despudor, como pode ser perguntar ao ministro do planejamento se ele reza.



Clarice, disso sabem seus leitores, surpreende sempre, sobretudo porque nos confronta a nossos próprios mistérios, abre caixas secretas que carregávamos sem saber. Refaz, assim, mutilações insuspeitadas e nos devolve a nós mesmos, De corpo inteiro.

Edições (3)

ver mais
De Corpo Inteiro
De Corpo Inteiro
De Corpo Inteiro

Similares


Resenhas para De Corpo Inteiro (5)

ver mais
De corpo inteiro
on 27/4/10


Um livro gostoso de ler. Uma coletânia de entrevistas feitas por Clarice Lispector a pessoas de diferentes profissões, mas todas ligadas a cultura de uma forma geral. Algumas entrevistas maravilhosas, outras não me interessaram tanto. Mas a maneira como a autora dialoga com seus entrevistados é muito rica. Fala-se muito em amor e livros.... leia mais

Estatísticas

Desejam79
Trocam1
Avaliações 4.1 / 112
5
ranking 43
43%
4
ranking 30
30%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

23%

77%