De repente, nas profundezas do bosque

De repente, nas profundezas do bosque Amós Oz


Compartilhe


De repente, nas profundezas do bosque





O escritor israelense Amós Oz muda de registro e constrói uma fábula atemporal, mas que diz muito sobre os grandes temas de nossa época, como a intolerância, a discriminação e o difícil convívio dos homens entre si e com a natureza.

Uma pequena aldeia atravessada por um rio cristalino e rodeada por um bosque frondoso tem uma particularidade insólita: não há nela nem um único animal. Nem animais domésticos, nem silvestres; nem peixes, nem aves; nem mesmo insetos de qualquer espécie perturbam a monotonia da vida dos aldeões.

Mas dois garotos, Mati e sua amiga Maia, não se conformam com os rodeios e as histórias mal contadas dos adultos e resolvem investigar por conta própria, desafiando a proibição de entrar no bosque, onde reina o temível Nehi, o demônio das montanhas. Depois dessa aventura, nenhum dos dois será mais o mesmo - nem a aldeia.

Numa linguagem desenvolta, plena de humor e sutileza, Oz nos envolve num universo assombroso e fascinante, exaltando o poder do conhecimento, da independência de espírito e da ética pessoal contra as ideias feitas que perpetuam a discriminação, a intolerância, a opressão. Não há, portanto, solução de continuidade entre a empenhada literatura "adulta" do escritor e esta que ele definiu apropriadamente como "uma fábula para todas as idades".

Fábula / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
De repente, nas profundezas do bosque

Similares

(4) ver mais
FABULAS
O mesmo mar
O Mundo de Sofia
Os Lobos Dentro das Paredes

Resenhas para De repente, nas profundezas do bosque (100)

ver mais
Uma fábula para todas as idades

Um mistério cerca uma pacata aldeia: não há qualquer vida animal ali. As crianças também são proibidas de entrar no bosque vizinho, onde, segundo os adultos, reina Nehi, o demônio das montanhas. Quem foi para lá não voltou, ou então voltou avariado. Na escola da aldeia, a solitária professora Emanuela desenha e descreve os animais que chegou a conhecer em sua infância, mas os alunos riem dela, pois seus pais lhe asseguram que tais seres não passam de lendas malucas e perigosas. Dois... leia mais

Vídeos De repente, nas profundezas do bosque (1)

ver mais
De repente nas profundezas do bosque (Amós Oz) | Vandeir Freire

De repente nas profundezas do bosque (Amós Oz


Estatísticas

Desejam78
Trocam87
Avaliações 3.6 / 1.405
5
ranking 24
24%
4
ranking 31
31%
3
ranking 32
32%
2
ranking 10
10%
1
ranking 3
3%

23%

77%

Rie
cadastrou em:
06/09/2009 18:07:29
Rafael
editou em:
07/01/2022 10:11:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR