De Três em Pipa

De Três em Pipa Louis-Ferdinand Céline


Compartilhe


De Três em Pipa





«Depois de "Viagem ao Fim da Noite" e "Mort à Crédit", antes de trocar a vocação de romancista pelo furor panfletário anti-semita, Céline tinha começado aquilo que iria ser o seu terceiro romance, de nome Casse-pipe. Cronologicamente, seguiria Mort à crédit — onde encontramos, nas últimas páginas, Ferdinand a declarar ao seu tio Edouard que quer inscrever-se, como voluntário, no exército.
As primeiras cem páginas desse projecto abandonado perderam-se em 1944, ficaram em Paris enquanto o seu autor procurava refúgio na Alemanha e depois na Dinamarca. E em 1948 — já a ‘maldição célineana’ se preparava para atingir o ponto alto (...) — os Cahiers de la Pléiade, e Jean Paulhan com eles, assumiram-se num altíssimo rasgo de coragem cuja amplitude é já hoje difícil avaliar: a publicação desse fragmento, com o título Casse-pipe. (...) E assim é que as cem páginas de Casse-pipe ficaram como primeiro sinal de um levantamento de interdição.
Ver-se-á que abrangem toda uma noite chuvosa passada num quartel, e que ainda pertencem à primeira ‘maneira’ de Céline, aos dias do seu insaciável furor antimilitarista. Com um tom e uma escatologia dignos de Rabelais, envolvem sargentos e cabos nas violências exigidas pela iniciação de um magala. São páginas que cheiram a cavalo, a suor, a urina e a bosta, que pintam magistralmente uma realidade através da alucinação provocada por essa mesma realidade.»


Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
De Três em Pipa

Similares


Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.3 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 0
0%
3
ranking 50
50%
2
ranking 25
25%
1
ranking 0
0%

67%

33%

Zi
cadastrou em:
29/09/2009 21:09:07

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR