O ouvido proporciona informação espacial e temporal; através da captação de som, o ser humano consegue estruturar a linguagem. “Deficiência Auditiva” é dedicado aos pais e instrui o Fonoaudiólogo na atuação com o deficiente auditivo. As organizadoras Maria Cecília Bevilacqua e Adriane Moret expõem as dificuldades na inclusão do surdo num mundo de ouvintes. O livro dedica um capítulo para permitir ao leitor, de forma didática, um maior conhecimento da anatomia e fisiologia do ouvido. Através de figuras, visualiza-se o ouvido externo, médio e interno e a cóclea. Para que se obtenha uma resposta sobre a saúde auditiva de indivíduos de diferentes faixas etárias, a obra mostra o comportamento normal em relação a estímulos sonoros. Caso a perda auditiva seja constatada, o livro explica passo a passo que medidas devem ser tomadas para o acompanhamento correto. As várias formas de exame, principalmente o de Emissões Otoacústicas, são descritas para que o leitor entenda a medição auditiva. A obra, também, descreve cada tipo de aparelho auricular. O destaque fica para o Implante Coclear, pois permite a percepção de sons mais agudos e a conquista de maior facilidade com a linguagem oral. As organizadoras tiram todas as dúvidas terapêuticas sobre o implante e indicam o que elege um candidato à cirurgia. A linguagem é inerente ao homem, por mais que haja dificuldades sensoriais, ele busca caminhos alternativos de cognição. O livro, além de explicar as várias etapas da comunicação, desde o nascimento até o aprendizado pedagógico, guia às vias mais eficientes de desenvolvimento lingüístico em pacientes surdos. O Método Aurioral é proposto ao trabalho fonoaudiólogo para o desenvolvimento das habilidades orais nos deficientes. Entendendo que o tratamento deve ser agradável, as organizadoras ressaltam o papel fundamental da família na reeducação auditiva e mostra como o Fonoaudiólogo deve proceder no consultório. O livro compreende as dificuldades dos pais de crianças com o distúrbio e fornece suporte literário para que eles enfrentem com afinco essa situação aflitiva, mostrando que o caminho da superproteção não é a melhor maneira de preservar a criança dos obstáculos cotidianos. Além de trazer propostas pedagógicas para um melhor aproveitamento escolar, “Deficiência Auditiva” deixa a mensagem de que a família é fundamental na formação da criança; sua parceria com o profissional competente torna-se imprescindível na normalização do papel do deficiente auditivo na comunidade.
Sumário
Cap 1. A criança deficiente auditiva - 27
Cap 2. Anatomia e fisiologia do ouvido humano - 35
Cap 3. Fundamentos de acústica e psicoacústica voltados à audiologia - 45
Cap 4. Desenvolvimento do comportamento auditivo - 55
Cap 5. Avaliação da audição na criança - 63
Cap 6. Emissões otoacústicas evocadas e potencial evocado auditivo de tronco encefálico
Cap 7. Conceitos básicos e características de tecnologia dos aparelhos de amplificação sonora individuais - 93
Cap 8. Considerações sobre o implante coclear em crianças - 123
Cap 9. Fundamentos de aquisição e desenvolvimento da linguagem - 139
Cap 10. O poder da audição na construção da linguagem - 161
Cap 11. O desenvolvimento das habilidades auditivas -179
Cap 12. A terapia fonoaudiológica da criança surda - 203
Cap 13. Princípios básicos da habilitação da criança deficiente auditiva com implante coclear - 225
Cap 14. Deficiência auditiva e família - 235
Cap 15. Desenvolvimento sócio-afetivo da criança - 253
Cap 16. Como desenvolver a auto-estima da criança com deficiência auditiva - 269
Cap 17. Conversando com pais: a escrita e o desenvolvimento da linguagem de crianças deficientes auditivas - 285
Cap 18. O que os pais de crianças deficientes auditivas devem saber sobre a escola - 295
Cap 19. O papel do terceiro setor na saúde auditiva infantil - 307
Didáticos / Técnico / Medicina e Saúde