Deleuze: as diferenças intensivas e a potência do pensamento

Deleuze: as diferenças intensivas e a potência do pensamento Sandro Kobol Fornazari


Compartilhe


Deleuze: as diferenças intensivas e a potência do pensamento





Na vida de nossas retinas tão fatigadas, precisamos nos libertar dos perigos sempre à espreita: a impossibilidade de singularizar um pensamento, a reiteração de verdades e poderes estabelecidos. Para resistir à servidão, em vez de lutar por ela como se se tratasse de nossa salvação, é necessário pensar, aprender a pensar. Este é o apelo que nos endereça Deleuze, e que este livro faz ecoar tão agudamente: pensar é agir. Por isso os riscos se impõem, pois não há separação entre o pensamento e a política, entre criar conceitos e enfrentar tudo que é insuportável e nos deixa os olhos arregalados e ardendo. Só pensamos forçados, e o que nos força é essa dimensão intolerável da vida, que nos engaja num devir-revolucionário, num devir-minoritário, que se impõe contra qualquer preservação do sujeito, da besteira ou da forma Estado. Pensar é muito perigoso mesmo. Pensar, aprender a pensar, é afirmar a vida.

Este é nosso grito, junto a Sandro Kobol Fornazari, por uma vida não fascista. Nosso esforço coletivo para perseverar no pensamento.

Filosofia

Edições (1)

ver mais

Similares

(12) ver mais
Sobre o suposto autor da autobiografia de Nietzsche
Deleuze: uma filosofia do acontecimento
Deleuze: uma vida filosófica
Deleuze filosofia virtual

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Thiago149
cadastrou em:
25/07/2023 10:46:49
João gregorio
editou em:
25/07/2023 10:47:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR