As ressonâncias do ethos contemporâneo vêm sendo plenamente observadas no estilo de vida das pessoas, ou seja, no comportamento afetivo e sexual dos sujeitos contemporâneos, expresso de modo nunca antes imaginado. Em seus capítulos, pesquisadoras/es comprometidas/os com uma perspectiva dialética nos mostram que os mosaicos contemporâneos da família e da escola, dentre outras instituições sociais na atualidade, clamam por mais reflexão e diálogo acerca das novas formas de comunicação possibilitadas por tecnologias que se materializam também em novas concepções de estratégias e de métodos de “formação de educadores”. Profissionais esses que, nesta era da cibercultura, devem estar dispostos a ouvir e a dialogar com os alunos e seus familiares, buscando o desvelamento e a superação de crenças e de tabus que tanto dificultam a prática dialógica sobre as diversas expressões da orientação afetivo-sexual na contemporaneidade, para assim instigarem sua reflexão e crítica acerca do lugar das mídias na escola e na família. A leitura dos escritos dessas/es ousadas/os pesquisadoras/es desafia o silêncio daquelas/es ainda simpatizantes do paradigma tradicional, bem como desafia todas as pessoas interessadas a participarem do diálogo inadiável sobre as interfaces da educação sexual com a comunicação e tecnologia.
AUTORES:
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI, ANA CLÁUDIA BORTOLOZZI MAIA, ANA MÁRCIA DE OLIVEIRA CARVALHO, ANDREZA MARQUES DE CASTRO LEÃO, CAMILA DETONI SÁ DE FIGUEIREDO, CARLA BESSA DA SILVA, GABRIELA MARIA DUTRA DE CARVALHO, GABRIELLA ROSSETTI FERREIRA, GRAZIELA RAUPP PEREIRA, ENEMARÍ SALETE POLETTI, HERTZ WENDEL DE CAMARGO, LUCIANA KORNATZKI, MARIA ALVES DE TOLEDO BRUNS, PATRICIA JUSTO MOREIRA, PAULA REGINA CORREA, PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO, RAQUEL REGINA ZMORZENSKI VALDUGA SCHÖNINGER, RICARDO DESIDÉRIO DA SILVA, RUI MARQUES VIEIRA, SONIA MARIA MARTINS DE MELO
Educação / Sexo e Sexologia