Neste material, nosso objetivo é proporcionar uma forma de aprendizagem significativa a respeito de Gestão e Liderança. Desejamos que essa aprendizagem aumente seus conhecimentos, desenvolva novas habilidades, e estimule novas atitudes, melhorando a performance de quem desempenha papel de líder ou de gestor. Para que estes objetivos de aprendizagem sejam alcançados, é necessário que você gerencie o tempo que vai dedicar aos estudos desse material. Destacamos quanto é relevante a sua vida profissional e pessoal, esses temas que fazem parte dos estudos. Na Unidade 1, “Gestão de Capital Humano das Organizações”, abordaremos temas como os Princípios, Dimensões de Gestão e Estilos Gerenciais, o contexto de Liderança e Gestão nas Organizações, quais as principais Competências de Gestão e Estilo de Liderança, qual o Impacto da Liderança nos Instrumentos de Gerência, como deve ser o processo de Tomada de Decisão e as alternativas de Administração de Conflitos. Esses temas irão proporcionar uma reflexão a respeito do significado e contextos de Liderança, Gestão, Gerenciamento e Administração, as dimensões ou fatores que são adotados pelas organizações para identificação do estilo de gestão, como a importância das soft e hard skills na gestão, assim como os estilos de liderança organizacional. Em seguida, na Unidade 2, “Desenvolvimento e Gestão de Equipe”, analisaremos temas como o contexto e o processo de uma Comunicação Assertiva e de uma Comunicação Saudável e Multicultural, como interpretar a Linguagem Corporal, qual o Papel do Líder na Formação e Desenvolvimento das Equipes de Alta Performance, as alternativas em Liderar Equipes e na Liderança na Evolução de Equipes, como a Liderança e Motivação atuam na organização, assim como a relação da Motivação e Trabalho, e as alternativas de Motivar e Engajar Pessoas. Por fim, na Unidade 3, “Gestão da Diversidade nas Organizações”, nos dedicaremos a temas como o Papel da Liderança na Saúde e Bem-Estar dos Funcionários, a Liderança e a Qualidade de Vida e Bem-Estar dos Funcionários, a aplicação da Neurogestão, Neuroliderança e Neurocoaching na organização, qual é o Papel da Liderança em Processos de Atração e Retenção de Talentos, como atuam as Práticas de Captação e Retenção de Talentos, os caminhos para Liderar a Diversidade nas Organizações, com atua o Líder na Era Digital, e a Liderança de Equipes Virtuais. Ao final dessas unidades, acreditamos cooperar para o entendimento dos conceitos de gestão e liderança. Desejo a você, uma ótima leitura e esperamos que o conteúdo deste livro possa contribuir de forma dinâmica para sua evolução pessoal e profissional, tornando-o qualificado e preparado para o mercado de trabalho. Bons estudos!
Administração / Didáticos / Técnico