Desilluminismo

Desilluminismo Glauco Mattoso


Compartilhe


Desilluminismo (Coleção: Cabeça de Poeta #2)





Neste livro se encontra um dos elementos de potência da poética de Glauco Mattoso: o desilluminismo, que ultrapassa o seu sentido óbvio. A não visão, a cegueira, é tomada como maneira de se relacionar com o mundo sobre a qual se apoia a voz lírica dos poemas, respondendo ao mundo a partir do paradigma da não iluminação das ideias que o circundam – que, de fato, não é o inverso da iluminação (iluminismo/esclarecimento), mas um outro ponto de partida para a compreensão das coisas e situações mundanas, cuja síntese se dá na tradição a que há muito se associa a poética mattosiana, na linha de Bocage, Gregório de Matos e Laurindo Rabello.

A problemática mattosiana do desilluminismo se encerra na sua relação masoquista com o mundo – a situação de subjugado, eternamente vendado, no reduto da subversão sadomasoquista, situação esta que lhe dá a disposição de vivência/resistência. Neste Desilluminismo, o segundo volume da Coleção Cabeça de Poeta, temos 129 sonetos: as 113 peças que compõem o corpo principal do livro, o Desilluminismo ‘em si’, e os conjuntos complementares A cegueira revista (9 sonetos) e Objectos de objecção (7 sonetos), nos quais se têm as dificuldades impostas pela cegueira pela consciência de um mundo movente, não de um recorte estático e sem dinâmica de uma situação de marginalização social.

Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
Desilluminismo

Similares

(6) ver mais
O olho do girassol
Meditações
A hora e vez de Candy Darling
O Antipássaro

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Jenifer
editou em:
17/06/2019 12:53:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR