Uma tese de doutorado que se transformou em livro.
O assunto abordado?
O mito sobre a falta de humor das mulheres.
Definido por quem? Ou por qual motivo? Quem assim concluiu tem medo de ser alvo de deboche?
Medo de que riam para ele ou dele?
Verdade seja dita, a mulher sempre teve sua capacidade intelectual e literária subjugada na história.
Quantas mulheres brilhantes se esconderam sob pseudônimos masculinos para terem suas obras publicadas?
Quantas de nós, mulheres brilhantes, temos nossas ideias e ideais refutados apenas por sermos mulher?
Neste livro, Alba discorre sobre o domínio da mulher escrever sobre humor e nos faz refletir tanto sobre o papel quanto o lugar da mulher na nossa sociedade, a partir de sua produção literária, através da comicidade.
O livro nos apresenta sua tese através de quatro capítulos e alguns exemplos de contos.
Aponta diversas mulheres maravilhosas e inteligentemente cômicas aos quais destaco o talento brasileiro através de Danuza Leão, Patrícia Travassos ou Ingrid Guimarães, por exemplo. Mulheres inteligentes, independentes e engraçadas.
Alba também chama a atenção a uma série de fatores da invisibilidade da mulher no humor, fala sobre a posição passiva e subordinada ao qual nos relegam; aborda o fato da mulher ser vista majoritariamente "como apoio, objeto sexual e serva doméstica, ela não pode ao mesmo tempo ter a permissão de ter senso de humor, com sua necessária afirmação de superioridade e sua crítica fundamental à realidade social? (pag.86).
Confesso que achei um livro repetitivo até, mas não tinha como ser diferente: o assunto precisa ser falado á exaustão para que seja, de uma vez por todas, absorvido pela sociedade.
Leitura necessária.