Estudo preliminar aos textos pedagógicos por Anísio Teixeira.
Consultoria da introdução geral por Pablo Rubén Mariconda.
1. Experiência e natureza [caps. I e V, 1925] :::
Dewey aborda dois temas importantes: a relação entre experiência e método filosófico e a relação entre natureza, comunicação e significado. Afirma: A comunicação é consumatória tanto quanto instrumental. É um meio de estabelecer cooperação, dominação e ordem. A experiência compartilhada é o maior dos bens humanos.
2. Lógica - a teoria da investigação [caps. VI e VIII, 1938] :::
Ao procurar definir o que é investigação científica, Dewey examina o que significa a instituição de um problema e qual a diferença entre investigação científica e senso comum; ao tratar da questão da inferência, discute teses de John Locke, David Hume, Immanuel Kant e John Stuart Mill.
3. A arte como experiência [cap. III, 1934] :::
Análise da experiência que caracteriza tanto o fazer a arte quanto a apreciação ou a fruição estética.
4. Vida e educação [1902] :::
Dois ensaios que integram a importantíssima contribuição de Dewey à pedagogia: A Criança e o Programa Escolar e Interesse e Esforço.
5. Teoria da vida moral [1908] :::
Dewey analisa temas centrais da ética, como: natureza do ato moral, conduta e caráter, o ascetismo, o prazer como fim, direito e dever.
Filosofia / Pedagogia