Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais Jaron Lanier


Compartilhe


Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais





Um manifesto que vai fazer você pensar duas vezes antes de postar

Hoje as redes sociais são praticamente um segundo documento de identidade: não participar de determinada plataforma muitas vezes é sinônimo de total isolamento. Mas você já pensou como seria se deletasse os seus perfis na rede e levasse uma vida diferente?

Jaron Lanier, considerado o pai da realidade virtual e uma das maiores referências (e críticos) do Vale do Silício, não tem conta em nenhuma rede social e deixa bem claro por quê: “Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.”

Segundo ele, as bases da internet foram fundamentadas em um modelo de negócio regido pelas propagandas. Os anúncios, nossos velhos conhecidos das mídias tradicionais, ganharam uma nova dimensão à medida que a internet se desenvolvia. O que antes era apenas a exposição de um produto agora é uma engrenagem intrincada de algoritmos que modificam o comportamento de milhões de pessoas diariamente. E o pior: sem que ninguém perceba.

Essa dinâmica nas redes traz inúmeros efeitos degradantes: as redes acabam com o livre-arbítrio, estimulam emoções negativas, distorcem a percepção da verdade, precarizam profissões. A lista não tem fim, mas Lanier esquematizou boa parte dela em dez argumentos poderosos e convincentes para que você largue as redes sociais.

É uma tarefa complicada, e o autor sabe disso. Ele acredita, no entanto, que essa é a única forma para que um dia tenhamos redes sociais verdadeiramente dignas e aproveitemos o potencial maravilhoso do que a internet nos proporciona.

Internet / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Política / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais

Similares

(7) ver mais
Como a democracia chega ao fim
Propaganda, Inc.
Como Fazer Inimigos e Alienar Pessoas
Pescando Tolos

Resenhas para Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais (29)

ver mais
on 26/12/18


De início desacreditei do texto que iria ler. Achei que era somente mais um rico, que fez a vida no Vale do Silício, ressentido. Mas a leitura me surpreendeu ao apresentar argumentos bem possíveis e alguns deles visíveis ao tratar do uso das redes sociais. A manipulação esta evidente nas diversas redes sociais, trazendo para páginas como o Facebook uma chuva torrencial de algorítimos que na maioria das vezes nos condicionam ou incutem em nós ideias que não são somente nossas. As red... leia mais

Vídeos Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais (1)

ver mais
10 RAZÕES PARA DELETAR SUAS REDES SOCIAIS #meteoro.doc

10 RAZÕES PARA DELETAR SUAS REDES SOCIAIS #me


Estatísticas

Desejam138
Trocam2
Avaliações 3.7 / 326
5
ranking 20
20%
4
ranking 41
41%
3
ranking 32
32%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Naotto
cadastrou em:
13/10/2018 18:56:03
Pri Paiva
editou em:
30/11/2018 09:36:49
Pri Paiva
aprovou em:
30/11/2018 09:37:02