Dezamores

Dezamores Adriana Calabró...


Compartilhe


Dezamores


contos, poemas




Dez escritores discorrem sobre o amor

O amor nos tempos da Internet



Dezamores: contos, poemas é o primeiro resultado em livro da produção literária de dez autores a partir de oficinas virtuais de João Silvério Trevisan, autor do prefácio.



Provenientes de diferentes partes do Brasil e de diferentes turmas, os autores decidiram continuar os encontros via Internet depois de terminada a oficina para criar textos e discuti-los em conjunto.



Os dez autores passeiam à vontade pela prosa ficcional e pela poesia, às vezes, misturando saudavelmente uma na outra, sempre em busca dos rastros tortuosos do amor e de suas peculiaridades. A temática que envolve o amor navega livre pela web e acaba caindo nas páginas de Dezamores. Pelos capítulos, cada um deles introduzidos por uma epígrafe que prepara o leitor para o que vem pela frente, vemos o "dezamor" caminhar ao lado do amor.



Há ironia fina que perfura o romantismo (um diálogo em que a mandioca vendida intermedia o erotismo subjacente); ou misericórdia amorosa em meio à ironia (nem sequer um peido é notado no quarto que outrora foi do amor); ou ambigüidade mordaz (a menina que se descobre santa na paixão pelo padre-anjo); ou amargura misturada à tragédia (um homem sem amor descobre seu sentido na literatura, tarde demais); há morbidez nos sonhos da impotência amorosa (o adolescente virgem que inventa amantes em suas fantasias masturbatórias); às vezes mistura-se amargura e cinismo com a perda amorosa (o velho morto que assiste à amada despedir-se, quase decepcionada com a morte); há melancolia pelo amor perdido, sobretudo nos poemas, muitos deles belos, belos e surpreendentes, que freqüentam a mordacidade jocosa e o erotismo matreiro, às vezes usando atrevidamente recursos da prosa.



João Silvério Trevisan

Edições (1)

ver mais
Dezamores

Similares


Resenhas para Dezamores (2)

ver mais
Nojento
on 13/7/21


Nojo dos contos, os autores principalmente os masculinos escrevem sobre estrupo e violência doméstica de forma crua e banalizada como se fosse algo normal. Sem falar que absolutamente TODOS os contos tem teor sexual, sem pé nem cabeça. 1 estrela só por alguns poemas que não tinham sensualidade e até mereciam ser lidos. De resto, pura ânsia!!!... leia mais

Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.6 / 13
5
ranking 23
23%
4
ranking 38
38%
3
ranking 23
23%
2
ranking 8
8%
1
ranking 8
8%

27%

73%

Gabriel Gomez
cadastrou em:
04/09/2009 15:50:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR