Diálogo no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu

Diálogo no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu Maurice Joly


Compartilhe


Diálogo no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu





Maurice Joly foi um grande revolucionário e cidadão francês. Em 1851, a França foi dominada pela ditadura de Napoleão III e Joly não ficou calado frente aos abusos do autoproclamado imperador.

Diálogo no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu faz uma distinção muito clara entre a política despótica, denunciando as injustiças cometidas na Europa, e o que deve ser uma política dos direitos do homem, na forma de um diálogo ficcional ocorrido entre Maquiavel, representando o despotismo, e Montesquieu, representando os Direitos Universais, quando ambos, já mortos, se encontram no inferno, livres de toda convenção, mas com toda sua erudição filosófica.
Essa obra ficou mais conhecida por uma paráfrase feita a partir dela com intenção pouco nobre: "Os Protocolos dos Sábios de Sião", que visa disseminar a violência e o preconceito. Foi uma triste ironia para Joly, que apesar de excelente escritor, ficou conhecido não pela sua obra, mas pela farsa montada a partir dela.

Edições (2)

ver mais
Diálogo no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu
Diálogo no Inferno entre Maquiavel e Montesquieu

Similares

(1) ver mais
Maquiavel no Inferno

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 16
5
ranking 44
44%
4
ranking 31
31%
3
ranking 19
19%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

52%

48%

Sayuri
cadastrou em:
24/02/2011 22:10:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR