Dicionário do nordeste

Dicionário do nordeste Fred Navarro


Compartilhe


Dicionário do nordeste


5.000 palavras e expressões




Essa importante obra de referência traça, de forma divertida e curiosa, as expressões idiomáticas encontradas no nordeste do Brasil. O livro possui mais de 5.000 palavras e expressões e pesquisa em mais de mil fontes, incluindo artistas como Ariano Suassuna, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Netto, Lenine, Gilberto Gil, Falcão, Chico César e Chico Science.
O livro começou como uma curiosidade pessoal do jornalista Fred Navarro, ganhou caráter jornalístico quando de sua primeira versão (Assim Falava Lampião, Estação Liberdade, 1998) e depois evoluiu para um projeto mais ousado, com um número significativo de referências coletadas de um vasto universo composto de literatura de cordel, discos, livros e filmes, abrangendo toda a região nordeste, do Maranhão até a Bahia.
Como boa parte das palavras e expressões tem mais de um sentido, encontram-se nesta obra cerca de 6.300 diferentes acepções. De origens diversas (portuguesas, indígenas, espanholas, africanas, francesas, holandesas, árabes, gregas, inglesas), elas ganharam uma roupagem local, personalizada e intransferível, marcada pelo bom humor e pelas referências à terra, aos animais, à geografia e ao dia-a-dia das pessoas que vivem na região nordeste do Brasil.
Até a finalização desse trabalho jornalístico independente, cujo objetivo foi o de reunir em um único volume parte considerável do acervo lingüístico daquela região, o autor passou oito anos pesquisando, checando informações, cruzando fontes, lendo dicionários e fazendo inúmeras viagens à região, em busca de exemplos, provas ou referências.

Edições (1)

ver mais
Dicionário do nordeste

Similares


Estatísticas

Desejam2
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

52%

48%

Orivaldo
cadastrou em:
13/03/2011 17:30:08