Didática das ciências naturais na perspectiva histórico crítica

Didática das ciências naturais na perspectiva histórico crítica Antonio Carlos Hidalgo Geraldo


Compartilhe


Didática das ciências naturais na perspectiva histórico crítica





O método didático sugerido, com base nos textos de Dermeval Saviani, exige professores e estudantes antenados com as questões sociais e ambientais de nosso tempo. Ambos precisam estar atentos à dialética do ensinar e do aprender. Quem ensina, cria condições de aprendizagem para quem aprende e quem aprende re/constrói o conhecimento para uma nova prática social. A relação didática é simétrica e põe em relação dialética o professor, mais experiente, que seleciona os conteúdos científicos essenciais e os apresenta aos educandos, que os assimilam em função do processo de sua formação intelectual centrada na apropriação-construção significativa do conhecimento sistemático. Assim, a aula se transforma no campo privilegiado da assimilação/construção de conteúdos significativos, como a unidade estrutural e funcional do processo de ensino escolar.

Edições (1)

ver mais
Didática das ciências naturais na perspectiva histórico crítica

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Marcio
cadastrou em:
05/01/2013 16:33:47

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR