Diego e Frida

Diego e Frida J.M.G Le Clézio


Compartilhe


Diego e Frida





Quando Frida Kahlo anunciou que iria se casar com Diego Rivera, seu pai logo soltou um comentário ácido: “Serão as núpcias de um elefante e de uma pomba.” Todos receberam com ceticismo a notícia do casamento da moça problemática e de saúde frágil com o gênio dos murais mexicanos, duas vezes mais velho do que ela e com o triplo de seu peso, uma reputação de ogro sedutor, um comunista ateu com importante papel político no México revolucionário.
Em uma prosa lúcida e envolvente, Le Clézio percorre essa estranha história de amor que se constitui e é expressa pela pintura. E em um dos momentos mais sensíveis de seu texto, descreve o momento no qual a parceria artística e amorosa se dilui quando, com 46 anos, Frida morre, deixando a insuportável lembrança de seu ardor, de sua beleza inquieta no reflexo de espelhos vazios. Apesar do turbilhão de privilégios que cercam Diego, a solidão é enorme. Ele morre em 1957, três anos depois de sua companheira.
DIEGO E FRIDA conta a história de um casal fora do comum, desde o encontro, o passado carregado de Diego, a experiência de dor e solidão de Frida, a passagem deles pela revolução até a relação de ambos com Trotski e Breton, a aventura americana e a fascinação que Ford exercia sobre eles. O papel, enfim, dos dois na renovação do mundo da arte.
Este é o retrato emotivo e bem pesquisado de um casal indestrutível, mítico, tanto perfeito quanto contraditório.

http://www.record.com.br

Edições (3)

ver mais
Diego e Frida
Diego e Frida
Diego e Frida

Similares


Resenhas para Diego e Frida (2)

ver mais
Diego e Frida: Biografia (J.M.G. Le Clézio)
on 4/8/10


Meu primeiro contato com a pintora mexicana Frida Kahlo foi através do filme Frida (2002), uma adaptação de Frida: A Biography of Frida Kahlo de Hayden Herrera. Como pareceu uma personagem forte cuja biografia se confunde de forma muito interessante com a obra, fiquei bastante interessada quando soube da publicação no Brasil do livro Diego e Frida: Biografia, do vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2008, J.M.G. Le Clézio. Inicialmente fiquei preocupada que fosse muito parecido co... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam3
Avaliações 4.0 / 44
5
ranking 34
34%
4
ranking 41
41%
3
ranking 20
20%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

16%

84%

Lu
cadastrou em:
17/06/2010 22:23:28