Direito e Literatura Brasileira

Direito e Literatura Brasileira Ezilda Melo...


Compartilhe


Direito e Literatura Brasileira





O Projeto Direito e Arte Brasileira, iniciado com as publicações de Direito e Cinema Brasileiro e Direito e Música Brasileira, caminha para a tetralogia com a publicação de Direito e Literatura Brasileira ladeada por Direito e Teatro Brasileiro. Faz parte de uma leitura descolonial do Direito a partir da Arte Brasileira, que possui construções feitas a partir das histórias de seu povo miscigenado, de seus infortúnios e alegrias, de sua formação e de suas formas de convivência social.

Nesta obra temos 37 ensaios escritos por 48 autores que analisam pela lente jurídica obras da literatura brasileira escritas por Adolfo Caminha, Aline Bei, Aluísio Azevedo, Ariano Suassuna, Augusto Cury, Caetano Veloso, Câmara Cascudo, Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector, Chico Buarque de Hollanda, Chico Felliti, Conceição Evaristo, Darcy Ribeiro, Dyonélio Machado, Emiliano José, Érico Veríssimo, Fernando Sabino, Ferreira Gullar, Flávio Morais, Guimarães Rosa, Gregório de Matos, João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado, Luísa Marilac, Machado de Assis, Manoel de Barros, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Padre Antônio Vieira, Raduan Nassar, Visconde de Taunay.

Do universo de 32 escritores, 5 escritoras (Aline Bei, Carolina Maria de Jesus, Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Luísa Marilac) tiveram obras contempladas como objeto de análise, o que já demonstra a necessidade de se fazer uma investigação maior sobre a produção literária de autoria feminina relacionando ao contexto do direito para que não seja reforçada a tese do silêncio das mulheres em nenhum dos dois campos de investigação, nem para reforçar cânones masculinos e brancos.

Direito / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Direito e Literatura Brasileira

Similares


Resenhas para Direito e Literatura Brasileira (0)

ver mais
on 26/4/21


O livro "Direito e Literatura Brasileira" é uma efetiva contribuição para o movimento direito e literatura no Brasil, ainda mais quando considerado o seu recorte nacional, cujas abordagens jusliterárias tomam como base apenas obras da literatura brasileira. Ampliando a análise crítica de questões que dizem respeito a realidade social através da relação interdisciplinar proposta, uma vez que unicamente pelo âmbito jurídico não se consegue abarcar o todo pretendido, a obra promove um deb... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Paulo Silas
cadastrou em:
30/03/2021 16:19:05
Paulo Silas
editou em:
30/03/2021 16:19:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR