Direito e Moral

Direito e Moral Jürgen Habermas


Compartilhe


Direito e Moral





Retiradas dos trabalhos preparatórios para Direito e Democracia, onde Habermas desenvolve a sua filosofia do direito, estas duas conferências sobre a relação entre o direito e a moral inscrevem-se no contexto de um debate sobre a sociedade moderna. Contestando o cepticismo de Max Weber quanto ao destino dos valores numa sociedade que tende a reservar-lhes, apenas, um papel instrumental, a primeira conferência procura demonstrar que a legalidade do direito deve, sempre, a sua legalidade ao facto de as normas jurídicas serem racionais, sobretudo devido ao seu fundamento moral. A segunda conferência critica a teoria dos sistemas de Niklas Luhmann e procura mostrar que, a despeito da complexidade dos sistemas sociais modernos, a ideia de estado de direito não perde aí, de forma alguma, o seu sentido normativo.
JÜRGEN HABERMAS, nasceu em 1929 em Dusseldorf. Foi assistente de Adorno de 1956 a 1959 e fez parte da Escola de Franckfurt, ensinou Filosofia em Heidelberg e, posteriormente, Filosofia e Sociologia em Franckfurt. Dirige o Instituto Max Plank. Da sua autoria o Instituto Piaget já publicou, Textos e Contextos e Comentários à Ética do Discurso.

Edições (1)

ver mais
Direito e Moral

Similares


Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 3
5
ranking 33
33%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 33
33%
1
ranking 0
0%

58%

42%

Wesley Soares
cadastrou em:
19/02/2011 17:19:35

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR