Discurso sobre a servidão voluntária

Discurso sobre a servidão voluntária Étienne de la Boétie


Compartilhe


Discurso sobre a servidão voluntária (Coleção Folha Os Pensadores #21)





Repressão, violência e autoritarismo são efeitos das tiranias, e grande parte do pensamento político e da historiografia mostra a correlação entre concentração do poder nas mãos de poucos e abuso da força. Neste texto conciso e inesgotável, escrito por Étienne de la Boétie quando ainda era o que hoje chamamos de adolescente, o foco se desloca para o outro polo.

Como explicar que o povo aceita ser subjugado por um grupo menor em termos numéricos? A questão ardilosa traz à tona o consentimento, a vontade da maioria de ser conduzida por um líder, e expõe o paradoxo da liberdade, que tantas vezes legitimou e autorizou a ascensão de pregadores do fim das liberdades.

O panfleto de La Boétie foi visto como uma denúncia indireta à intolerância religiosa, origem de acontecimentos trágicos em seu tempo. A propagação dos totalitarismos ao longo do século 20 e a ascensão dos populismos no século 21 confirmam que a servidão continua a ser a vontade de muitos.

Filosofia

Edições (1)

ver mais
Discurso sobre a servidão voluntária

Similares

(1) ver mais
Direito natural e história

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 10
5
ranking 30
30%
4
ranking 20
20%
3
ranking 50
50%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

72%

28%

Roberta
cadastrou em:
06/03/2022 21:19:22
Albert
editou em:
03/06/2022 14:11:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR