Dogmática Eclesiástica

Dogmática Eclesiástica Karl Barth


Compartilhe


Dogmática Eclesiástica





Embora Karl Barth tenha um nome estabelecido no mundo teológico, e mesmo numa ampla esfera, o conteúdo e significado de sua principal obra. Dogmática da Igreja, não é tão amplamente conhecido ou apreciado como mereciam. A natureza vasta da obra, e os processos estendidos de composição, são de certo modo responsáveis. Em adição, o isolamento dos anos de guerra e o inevitável atrasou na tradução, tem provido fatores que contribuíram nas áreas de fala inglesa.

Em Circunstâncias, é natural que tenha havido várias tentativas de introduzir os leitores, especificamente, de forma mais suave à Dogmática. Esta é a proposta do professor Gollwitzer na presente obra, na qual ele tem e vista tanto um público amplo, bem como estudantes e pastores que sentem a necessidade de um guia inicial. Seu método também agrupar sob os principais temas que sirvam ao propósito da interpretação. Ele também contribuiu com um ensaio introdutório excelente que ajuda, admiravelmente, num entendimento da maturidade de Barth na Dogmática.

Deveria ser enfatizado que, enquanto a obra possa conduzir mais geralmente os leitores a um conhecimento frutífero de Barth, ela não pode substituir a Dogmática para os estudantes sérios. Se os principais temas e extratos foram judiciosamente selecionados, eles são, necessariamente, inadequados para conduzir a um pleno alcance ou conteúdo da obra. Muitos temas importantes tiveram de ser excluídos, e os estratos deles são, naturalmente, arrancados da sua mais imediata disposição. Isso não significa que o efeito total é extraviado. Nenhum guia mais competente ou simpatizante poderia ser mais desejado do que o professor Gollwitzer. Isso significa que a obra primeiramente serve seus intentos propostos de introdução e orientação, como também, isto é esperado, de estímulo.

Karl Barth (1886-1968) talvez o teólogo mais influente de língua alemã do século XX. Filho de um ministro da Igreja reformada e catedrático em Berna, Barth foi ordenado em 1908. Seu reconhecimento da bancarrota ética da teologia protestante liberal durante o seu pastorado em Safenwill, durante a Primeira Guerra Mundial, levou-o a questionar sua própria posição. E, 1919 publicou a primeira edição de Der Romerbrief (Carta aos Romanos). O livro conquistou-lhe uma cadeira de Teologia Reformada em Gottingen e é reconhecido como o início da neo-ortodoxia, ou teologia dialética, ou teologia da crise.

Religião e Espiritualidade

Edições (2)

ver mais
Dogmática Eclesiástica
Dogmática Eclesiástica. Uma Seleção com Introdução de Helmeut Gollwitzer

Similares


Resenhas para Dogmática Eclesiástica (1)

ver mais
O livro é bom, Barth é fera, o que estraga é a péssima edição cheia de erros de portu
on 12/6/20


Uma pena.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 5
5
ranking 20
20%
4
ranking 40
40%
3
ranking 40
40%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

70%

30%

Danilo Martini
cadastrou em:
04/05/2020 15:20:05
Alexandre S.
editou em:
11/08/2022 12:33:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR