Dom Pedro II

Dom Pedro II Lyra...


Compartilhe


Dom Pedro II





* CAPA REFERENTE AO VOLUME *
O LIVRO POSSUI 3 VOLUMES!

Volume 1; Ascensão -1826-1870 - É clássica a divisão que se faz da história do Segundo Reinado do Brasil; ascensão, fastígio e declínio. Mas esta divisão só atinge a fase em que Dom Pedro II exerce, de fato, o poder; da Maioridade, em julho de 1841, à República, em novembro de 1889. Foram 49 anos e 4 meses fartos de episódios, lutas internas, mudanças intempestivas de gabinetes, períodos de esplendor interno e externo, surgimento de grandes nomes na política, nas letras, nas artes, no jornalismo, no parlamento. Aqui está, neste primeiro volume, o relato admirável, rigorosamente fiel, do nascimento, da tutela, da maioridade e dos trinta primeiros anos de governo do bom monarco. Foi realmente uma ascensão.
Volume 2; Fastígio - 1870-1880 - Os períodos em que dividimos a História, seja no sentido mais amplo da palavra, seja em relação a uma época (no caso, o Segundo Reinado), não podem ser delimitados com rigidez a não ser para fins didáticos. Assim, quando se fala em fastígio, em relação ao governo de Dom Pedro II, as datas de 1870 e 1880 não podem ser tomadas ao pé da letra. Apenas se registra aqui, que estes dez anos foram, realmente, uma fase áurea. Foi uma época relativamente tranquila. Houve, certamente, o descontentamento militar após a Guerra do Paraguai, bem como leis abolicionistas (que Dom Pedro sancionava, e tudo nos leva a crer que o fazia de coração aberto), e a Questão Religiosa que, se não podemos justificar em termos de hoje, temos de compreender em sua época, com a ligação da Igreja ao Estado, o regalismo de certos setores da Igreja, o padroado, a maçonaria atuante. Era o começo do fim do fastígio, o prenúncio do declínio, com um certo fatalismo histórico que o Imperador recebeu serenamente.
Volume 3; Declínio - 1880-1891 - Chegamos ao fim desta História de D. Pedro II. A evolução da idéia republicana, o descontentamento do Exército, a Questão Religiosa, a Abolição da Escravatura, o receio de ver no trono um estrangeiro (o Conde d´Eu, esposo de Dona Isabel), as agravadas dissenções entre liberais e conservadores nos gabinetes, tudo isto precipitou a queda do Império, com a consequente partida da Família Imperial para a Europa, os melancólicos lazeres literários de Dom Pedro no exílio, e a morte, à espera da Justiça de Deus na voz da História. Alguns inexpressivos movimentos de tentativa de retorno à Monarquia não obtiveram repercussão maior. E assim se findava uma era.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Dom Pedro II

Similares

(2) ver mais
A monarquia constitucional e a contribuição de José Bonifácio de Andrada e Silva
A princesa dos escravos

Resenhas para Dom Pedro II (1)

ver mais
Dom Pedro II, de Heitor Lyra
on 28/1/22


Retrata a vida do Sua Majestade o Imperador Dom Pedro II do Brasil. Imperador menino, assumiu o trono cedo demais, e desde então, teve de ter uma vida adulta cercada de compromissos e deveres. Dom Pedro II é uma icógnita da sociedade brasileira, sendo muito atacado durante seu reinado pelos grandes fazendeiros, na república teve sua imagem manchada devido o desejo de criação de uma memória republicana, entretanto na última parte do século XX tende a sofrer uma repaginada em sua históri... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 3
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

46%

54%

Villa.Rica
cadastrou em:
25/04/2021 18:27:39
Villa.Rica
editou em:
25/04/2021 18:29:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR