Dopaz

Dopaz Tahiane Stochero


Compartilhe


Dopaz


Como a tropa de elite do exército brasileiro pacificou a favela mais violenta do Haiti




Como a tropa de elite do exército brasileiro pacificou a favela mais violenta do Haiti.

'Inevitável a comparação.

Uma das qualidades deste livro é a de revelar um lado avesso das controvertidas tropas de elite do Brasil.

Nesta primeira década do século XXI, essas unidades de combate se tornaram populares e temidas, por expor nas ruas bandos de policiais militares mascarados, com o poder de matar.

Aqui na obra de Tahiane Stochero a tropa de elite é outra.

Os personagens não são soldados da Polícia Militar. São os homens do destacamento de operações de paz, o DOPaz, a ainda pouco conhecida tropa de elite do Exército.

As semelhanças ficam restritas ao nome.

A elite da PM transforma a missão de patrulhamento urbano nas grandes cidades brasileiras em um ato de guerra contra os mais pobres. A elite do Exército atua em uma zona de guerra e de pobreza, neste caso o Haiti, para estabelecer a paz entre os combatentes.

Edições (1)

ver mais
Dopaz

Similares

(2) ver mais
Aquilo que Resta de Nós
Haiti

Resenhas para Dopaz (2)

ver mais
Fantástico
on 31/3/12


Um livro-reportagem daqueles que tu pegas e não quer mais soltar. Tahiane consegue realmente envolver a gente na história da tomada da maior favela do Haiti. A obra é esclarecedora tanto para aqueles que só querem saber mais ou para dedicados e estudiosos do tema, é uma riqueza imensa de detalhes, datas, depoimentos etc que fica difícil mensurar o tamanho do trabalho despendido pela repórter. O livro me deixou tão surpreso e facinado que penso em usá-lo como objeto de estudo para minha... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 4.4 / 38
5
ranking 58
58%
4
ranking 32
32%
3
ranking 8
8%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Jader Melo
cadastrou em:
20/10/2010 12:50:02

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR