Dragon Slayer n°06

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Dragon Slayer n°06 (Dragon Slayer)


Reinos de Moreania: os mais selvagens dos mundos!




Licença aberta ou não?

Muitos RPGistas ainda não entendem completamente como funciona a Licença Aberta d20. Isso não é surpresa – mesmo nos Estados Unidos, muitos autores e editoras até hoje também não entendem.

No ano 2000, a Wizards of the Coast reinventou seu AD&D — Advanced Dungeons & Dragons, até então o RPG mais popular do mundo. Ele se tornaria Dungeons & Dragons 3ª Edição, ou apenas D&D. Usaria um conjunto de regras chamado Sistema d20. E essas regras seriam liberadas por seus autores, para que outros autores e editoras pudessem usar. Assim, qualquer pessoa ou empresa poderia produzir jogos compatíveis com D&D, sem precisar de autorização ou permissão da Wizards.

A Licença Aberta tem duas formas. A mais conhecida é a Licença d20. Ela diz que você pode produzir uma aventura, cenário, bestiário ou qualquer outro produto para ser usado em conjunto com Dungeons & Dragons — com o direito de estampar um selo especial “d20″ na capa de seu produto. Você pode publicar suplementos d20, mas não jogos completos. Você não pode escrever jogos que dispensam totalmente os três livros básicos de D&D. No Brasil, o exemplo mais conhecido é a linha Tormenta D20.

A segunda forma é a Licença OGL, Open Game License. Neste formato você é proibido de usar o selo, e também proibido de mencionar Dungeons & Dragons ou indicar qualquer compatibilidade com D&D. No entanto, você tem liberdade para produzir jogos completos, parecidos com D&D, mas totalmente independentes. No Brasil, os únicos exemplos são Primeira Aventura, Ação!!! e o iminente Manual 4D&T.

Portanto, ao adquirir um produto com o selo d20, você deve possuir os três livros básicos de D&D: Livro do Jogador, Livro do Mestre e Livro dos Monstros. É simples assim.

Equipe DragonSlayer

Conteúdo desta edição:

Encontros Aleatórios
A volta dos casos mais infames do RPG.
Review
BESM d20, Races of Dragon.
Clássicos
Spelljamer: neste cenário magos usam elmos.
Sir Holland
Bichinhos de estimação à la D&D.
Game Design
Uma coluna sem restrições.
Preview
O mais do que esperado O Inimigo do Mundo.
4D&T
Uma matéria para ninguém botar defeito.
Gazeta do Reinado
Mais notícias de Arton.
DeepGate
Conheça dois amigos muito espertos.
Exploração
Um observatório antigo muito bem vigiado.
Classe de Prestígio
Força e poder se encontram.
Chefe de Fase
A história de Gregor Vahn.
Adaptação
Armas exóticas para combates cinematográficos.
Moreania
Explore mais Lancaster, a terra antiga.
Táticas de Guerra
Abater 10 orcs é fácil, mas e 10 mil?
Primeira Aventura
Enfrente os demônios do mar.
Tormenta
A Queda do Feiticeiro Vermelho.
Ficha técnica
Autor: vários.
Formato: 20,5 x 27,5 cm, 64 páginas, brochura.

Jogos

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Oibaf
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22/04/2015 22:00:49

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