Sorte ou habilidade?
Cada jogo tem seu próprio sistema para medir habilidades inatas. No Sistema d20, personagens e criaturas possuem seis habilidades: Força, Destreza, Constituição, Inteligência, Sabedoria, Carisma. Estes atributos básicos são medidos em números, que normalmente variam entre 3 e 18 ou mais.
Para pessoas comuns, a média fica entre 10 e 11. Mas heróis aventureiros não são comuns — eles são pessoas excepcionais, acima do padrão. A média de seus atributos fica entre 12 e 13, ou mais. Porque, sem essas habilidades, suas carreiras podem ser muito breves… A este valor de habilidade, somamos um modificador que representa poder e experiência (normalmente um número ligado ao nível do personagem). E também o fator sorte: o resultado da rolagem de um dado de vinte lados. Esta soma simples, habilidade + experiência + sorte, compõe a base fundamental do Sistema d20.
Uma pessoa com habilidades modestas, ou nível baixo, pode tentar ser um aventureiro. Mas sua sobrevivência em uma carreira tão perigosa é improvável. Claro, sorte e azar também têm seu papel. Ele talvez consiga visitar algumas masmorras, vencer algumas lutas. Talvez até abater um monstro com alto Nível de Desafio. Mas, se insistir nessa profissão de alto risco, morrerá. Sorte não substitui habilidade e experiência. Valores de habilidade e nível não mudam. Os resultados dos dados, sim.
DragonSlayer é a única revista brasileira de RPG com autores que têm mais de uma década de experiência, em revistas, livros e jogos. Os mesmos autores de Tormenta, 4D&T, Holy Avenger, d20 Saga, O Inimigo do Mundo e outras realizações do RPG nacional. Será apenas sorte?
Equipe DragonSlayer