DUAS HORAS SOBRE RODAS e outras histórias

DUAS HORAS SOBRE RODAS e outras histórias Josué Ebenézer


Compartilhe


DUAS HORAS SOBRE RODAS e outras histórias





SINOPSE DE “DUAS HORAS SOBRE RODAS E OUTRAS HISTORIAS”

Como o título diz, o livro trata de várias histórias – contos, a maioria curtos –, escritas a partir de temas inspirados em um engarrafamento que perdurou por duas horas, na Ponte Rio-Niterói. Os textos estão enfeixados pela ordem em que as ideias apareceram e foram escritas no rascunho.

Então, poder-se-á descobrir que as ideias têm, também, uma correlação com o que se está vendo e vivendo: são as montanhas da Tijuca ao fundo da paisagem, o cais do porto e seus armazéns, os táxis circulando, a algazarra alegre dos ônibus, os ambulantes fazendo seus negócios, o próprio trânsito esquizofrênico, a antiga e abandonada Estação Ferroviária Leopoldina, dentre outras.

Mas, como efervescência e criatividade não se aprisionam, surgiram-me ainda mais quatro ideias que não se enquadram neste esquema de duas horas. Ao todo são 82 histórias, onde pode-se perceber fantasia, realismo mágico, alegoria, parábola, reflexão, numa mistura de estilos envolventes que prenderão o leitor pelos enredos e personagens bem construídos.

Em caráter ilustrativo vou resumir quatro dessas histórias, cujos títulos apresentam contradições, paradoxos e circunstâncias inusitadas oferecidos pela mente em resposta ao momento de chuvas intensas, ventania e engarrafamento vividos.

O primeiro destaque é para “O Mergulho no Nada”. História de um homem que abre mão da vida e por chamar-se Dante tem seus últimos momentos relacionados com o grande escritor, apresentando um final surpreendente.

Já no segundo destaque, o autor faz um passeio por instigantes temas atuais, em que desesperança, descrédito e corrupção se entrelaçam num enredo que nos faz refletir sobre as realidades complicadas que tomam conta do país. “As Cabeças sem Mulas” é um conto que faz referência ao universo folclórico brasileiro. O enredo – um pouco mais longo dentro do universo do livro – pode ser considerado uma paródia ao atual momento político.

No terceiro destaque, o miniconto “O Real Dinheiro Virtual” trabalha a questão das constantes mudanças das unidades monetárias no país e apresenta um desfecho surpreendente para um ancião nada acostumado ao dinheiro digital.

Em “O Camelô Legalizado” o autor apresenta a problemática da existência dos camelôs em cidades como o Rio de Janeiro e a concorrência desleal que os mesmos estabelecem com os comerciantes legalizados. O protagonista, um comerciante do mal, bola um plano para neutralizar a atuação dos camelôs e captar para si os benefícios de sua existência. Mas ele não contava com forças mais malévolas ainda, que estavam de olho no seu império. Ele é eliminado, e um personagem de quem menos se poderia esperar traição, assume o controle de seus negócios. Num tom de aventura e suspense, esse conto é bastante instigante com final surpreendente.

Ao todo são 82 histórias envolventes, inspiradas no cotidiano brasileiro, sempre com um pé na intertextualidade, trazendo para o leitor, pensamentos, autores e obras que possuem o poder de destravar reminiscências e vivências. São muitas histórias, que têm suas leituras facilitadas pela independência dos seus temas, mas que contagiam pela leveza, clareza, fluidez e uma escrita de qualidade.

Contos

Edições (1)

ver mais
DUAS HORAS SOBRE RODAS e outras histórias

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Josué Ebenézer
cadastrou em:
11/05/2024 18:56:29
Josué Ebenézer
editou em:
11/05/2024 22:46:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR