Duas solidões

Duas solidões Gabriel García Márquez
Mario Vargas Llosa


Compartilhe


Duas solidões


Um diálogo sobre o romance na América Latina




Duas solidões: um diálogo sobre o romance na América Latina é o registro de uma conversa entre dois vencedores do Prêmio Nobel, García Márquez e Vargas Llosa, ocorrida em 1967. Essa edição conta com textos de Eric Nepomuceno, Pilar del Río e Socorro Acioli, além de um encarte com fotos que eternizaram o encontro desses dois gênios literários.

Em setembro de 1967, Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa se encontraram em Lima para debater a literatura latino-americana. Gabo já havia vendido milhares de exemplares de Cem anos de solidão. Vargas Llosa tinha acabado de ganhar o Prêmio Rómulo Gallegos por A casa verde. Hoje, eles são considerados dois dos maiores expoentes da literatura em língua espanhola do mundo, mas, na época, estavam no início da carreira de romancistas.

O encontro foi gravado e, logo depois, a Universidade de Lima publicou uma transcrição da conversa, intitulada La novela latinoamericana, que rapidamente foi esquecida.

Duas solidões: um diálogo sobre o romance na América Latina é o encontro de dois grandes escritores, dois gênios literários, dois pontos de vista diferentes sobre literatura, dois temperamentos de certo modo contraditórios. A literatura latino-americana vivia seu boom, uma época em que o termo “realismo mágico” sequer havia sido cunhado. Nestas páginas apaixonantes, o leitor assiste a uma conversa sem igual.

Além da conversa entre os dois vencedores do Nobel, esta edição conta ainda com introdução de Eric Nepomuceno, tradutor de grandes obras de Gabo e amigo pessoal do autor, e também com textos de Socorro Acioli, autora de A cabeça do santo e aluna de Gabo na oficina de criação “Como contar um conto”, e Pilar del Río, jornalista, escritora, tradutora, viúva de Saramago e presidenta da Fundação José Saramago. Ao final do volume, temos uma entrevista com Vargas Llosa sobre a vida e a obra do autor colombiano e um encarte com fotos que registram o encontro dos dois escritores.

“Há lições mais valiosas nesse livro do que em qualquer curso de literatura.”
Juan Gabriel Vásquez

“Houve milhares de conversas literárias sobre esse tema, especialmente agora, no período de pandemia. Mas esta, lida mais de meio século depois de ter sido escrita, e após tanta água literária passada debaixo da ponte, traz questões fundamentais.”
Sergio Ramírez, El País

Literatura Estrangeira / Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Duas solidões

Similares


Resenhas para Duas solidões (7)

ver mais
Que diálogo, que viagem.

Ler a conversa destes dois gigantes escritores é sem dúvida uma experiência fora do comum, e também atemporal, que demonstra a história da literatura Latino-americana se lançando ao mundo para se tornar conhecida.... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam1
Avaliações 4.5 / 47
5
ranking 66
66%
4
ranking 30
30%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Carlos.Eduardo
cadastrou em:
28/07/2022 00:51:24
Gui Magalhães
editou em:
12/01/2023 18:34:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR