E se Obama fosse africano?

E se Obama fosse africano? Mia Couto


Compartilhe


E se Obama fosse africano?


E outras interinvenções




"E se Obama fosse africano?" reúne o que Mia Couto chama de "interinvenções", neologismo que expressa bem o sentido destes artigos, quase todos transcrições de palestras proferidas pelo autor em eventos na África, na Europa e no Brasil.
Neles, o autor aborda de modo corajoso e criativo os principais impasses da África contemporânea. Temas como a corrupção, o autoritarismo, a ignorância, os ódios raciais e religiosos, mas também a riqueza da tradição oral e das culturas locais, o vigor artístico, as relações complexas entre o português e as línguas nativas, a influência de Jorge Amado e Guimarães Rosa sobre a literatura luso-africana, tudo isso é tratado com rigor intelectual, imaginação poética e humor por um dos maiores escritores de nossa época.
Longe do discurso árido dos acadêmicos e da retórica demagógica dos políticos, o autor, que é também biólogo, passeia pelos assuntos com habilidade de ficcionista, entremeando os dados objetivos de sua análise a lembranças pessoais e referências literárias, numa prosa calorosa e envolvente. Nesses exercícios de militância intelectual, o autor mostra que a inteligência crítica e a fantasia poética são fortes aliadas para a compreensão e a transformação do mundo.

Literatura Estrangeira / Ensaios

Edições (3)

ver mais
E se Obama fosse africano?
E se Obama fosse africano?
E se Obama fosse africano?

Similares

(11) ver mais
O Último Voo do Flamingo
Antes de Nascer o Mundo
Cada homem é uma raça
Vozes Anoitecidas

Resenhas para E se Obama fosse africano? (21)

ver mais
E se Mia não fosse africano?
on 18/7/16


. Se Mia não fosse africano, seria carente a geração de escritores que abraçam não só a realidade africana, mas a realidade de nossos tempos e traçam linhas para indicar de onde viemos e para onde vamos. Se Mia não fosse africano, a língua portuguesa não seria esse imenso ambiente de resistência, e muito teria que lutar para não ser silêncio. Se Mia não fosse africano, não teríamos tantas histórias com relações tão abertas e próximas entre o sonho, o fantástico e a oralidade. ... leia mais

Vídeos E se Obama fosse africano? (1)

ver mais
E se Obama fosse AFRICANO? (Mia Couto) ? Junior Costa TV

E se Obama fosse AFRICANO? (Mia Couto) ? Juni


Estatísticas

Desejam146
Trocam3
Avaliações 4.1 / 369
5
ranking 42
42%
4
ranking 41
41%
3
ranking 14
14%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

24%

76%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR