Economia Brasileira

Economia Brasileira Marcos Cordeiro Pires


Compartilhe


Economia Brasileira


Da Colônia ao Governo Lula




Celso Furtado ensinou que devemos observar a estrutura econômica sob uma perspectiva histórica, como forma de melhor compreender os dilemas atuais da sociedade brasileira. Afinal, muitos ods problemas que nos afligem hoje são reflexos do excludente modelo econômico herdado da Colônia, baseado na monocultura, no latifúndio, na escravidão, na perseguição à indústria, na falta de uma estrutura educacional e no desprezo pelo trabalho, este, muitas vezes consubstanciado na busca de riqueza fácil por meios socialmente reprováveis.
Tendo isso em mente, os autores de Economia Brasileira - Da Colônia ao Governo Lula buscam resgatar os aspectos essenciais da nossa formação econômica, traçando o caminho que permitiu aos brasileiros criar uma economia moderna se, contudo, eliminar as mazelas sociais que ainda assolam o país.
A obra pretende traçar um quadro abrangente da evolução econômica pela qual o Brasil passou, que poderá servir de base para reflexões mais aprofundadas. Além disso, o texto busca ser mais didático, pois parte-se do pressuposto de que um excesso de explicações esquemáticas muitas vezes pode ofuscar a compreensão daqueles que estão iniciando seus estudos.
Ao longo do livro, discutem-se as origens históricas de nossa formação econômica, destacando aspectos gerais da economia colonial e da economia escravista nacional, até chegarmos à construção do capitalismo no país, após a extinção da escravatura, em 1888.
Daí em frente, etapas importantes dessa construção são detalhadas, revelando a trajetória de um país atrasado na busca de modernização, passando pela crise do modelo primário-exporador, pelo auge e declínio da substituição de importações, pelo processo de abertura econômica, chegando até os dias atuais, quando o Brasil aparentemente vem se portando bem em meio à crise que abalou o sistema financeiro internacional.

Edições (1)

ver mais
Economia Brasileira

Similares

(2) ver mais
Erros do passado, soluções para o futuro
Microeconomia Brasileira Contemporânea

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 3.5 / 12
5
ranking 8
8%
4
ranking 42
42%
3
ranking 42
42%
2
ranking 8
8%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Daniel
cadastrou em:
10/08/2010 17:25:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR