Economia e criatividade não são coisas novas, certamente. Mas a definição de "economia criativa" e a forma de compreendê-la sim. A economia criativa abrange as atividades que se baseiam na criatividade humana, trazem uma essência cultural e apresentam potencial econômico.
A Via de Comunicação e Cultura, empresa com participação ativa na disseminação da cultura no Ceará, em parceria com o Diário do Nordeste, realizou o I Seminário Nacional de Economia Criativa do Ceará, em novembro de 2007.
Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o tema e transformar o conhecimento adquirido em ações benéficas à sociedade, criamos esse primeiro fórum de reflexão de conceitos, cenários e práxis da cultura. Vemos que a economia criativa é um dos caminhos mais prósperos para esse desenvolvimento que tanto se quer e se fala, bem como para minimizar as desigualdades existentes atualmente.
Com o objetivo de compartilhar as reflexões do evento e ampliar seu alcance, é que surge esta publicação, realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Cultura, Educação e Cidadania (IBRACEC) e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Confira no presente volume a síntese adaptada de todo o conteúdo resultante das palestras, conferências e mesas redondas que tiveram lugar no Seminário.
Economia, Finanças