"O projeto de pesquisa Formação de Professores e Educação a Distância: produção, utilização e avaliação de materiais didáticos, empreendimento interinstitucional UNIRIO/UFRJ (financiamento Edital Universal 2003/CNPq), procurou focalizar as práticas educativas que se desenvolvem em um cenário que tem esta modalidade como opção. Situamos a discussão em um quadro referencial pautado em três contextos: o das mudanças que afetaram o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Ocidente desde a Revolução Industrial, abarcando as relações entre os avanços tecnológicos, a mídia e a educação. o da expansão do ensino superior, tendo em vista o panorama gerado pelo contexto de transformações da sociedade dita industrial até a sociedade dita do conhecimento; o de mudanças legais que afetaram o panorama nacional desde a promulgação da LDB em 1996. As práticas foram analisadas e discutidas tendo em vista as várias injunções decorrentes de tais contextos e das condições de operacionalidade possíveis. Procurando trazer para os debates educacionais um posicionamento crítico diante das práticas educativas realizadas a distância no que se refere ao uso das tecnologias de informação e comunicação na formação de estudantes e nas práticas cotidianas dos professores."