Educação, agricultura e meio ambiente

Educação, agricultura e meio ambiente Neiva Sales Rodrigues...


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Educação, agricultura e meio ambiente


desafios nacionais em tempos de pandemia de COVID-19




Há poucos meses, nem a mais rica ficção científica poderia prever os momentos que passamos
hoje. Uma pandemia se instaurou. Todo o globo sofre a perda das vítimas da COVID-19, a doença
provocada pelo vírus SARS-CoV-2.
Neste contexto, um grupo de pesquisadores brasileiros, motivados por nada além da vontade de
fazer a diferença e contribuir para o entendimento e combate à doença e os efeitos sociais causados pela
mesma, decidiu realizar uma tarefa bastante ousada: em um contexto multidisciplinar, mencionar os efeitos
da pandemia em diferentes áreas e trazer à luz, algumas propostas de estratégias para o enfrentamento.
Foram 14 pesquisadores, de 09 estados e 11 instituições, sendo eles graduados (04), mestres (06) e
doutores (04), contribuindo espontaneamente para compilar as informações e protocolos constantes neste
livro. Estes profissionais estão distribuídos nas áreas de saúde, ciências sociais aplicadas, humanas, exatas,
agrárias e ambientais. Fato que proporcionou à esta edição a pluralidade de pontos de vista, em relação
aos aspectos do avanço da pandemia e propostas de reestruturação pós-COVID-19.
Os capítulos foram estruturados de modo a contemplar todas essas áreas, de forma interativa. São
quatro capítulos que abordam temas sobre educação, agricultura e meio ambiente e suas inter-relações
com a atual pandemia de COVID-19, seus efeitos e estratégias para a retomada das atividades cotidianas.
O Capítulo 1, introdutório, aborda aspectos gerais sobre a pandemia, trazendo o histórico da
COVID-19, transmissividade, medidas de disseminação, relatos de experiência, e inter-relações com
educação, agricultura e meio ambiente.
O Capítulo 2 versa sobre a educação e a intensificação das desigualdades, historicamente
registradas ao seu acesso. Devido a pandemia, o sistema educacional tem passado por diversas dificuldades
para se reorganizar e manter o tratado ético, formado entre o estado e os estudantes desde a constituição
de 1988. Seguindo protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS para o distanciamento social, logo
após a declaração da pandemia ocorreu o fechamento de escolas estaduais, municipais e privadas no Brasil.
Por meio de análises relativas a questões socioeconômicas, incluindo o acesso à internet, o desemprego e
o atual cenário da educação no Brasil, foram expostos e discutidos, os fatores que afetam o acesso à
educação. Inerente a atual situação há uma preocupação em relação à volta das aulas no modo presencial,
após o fim da pandemia. Quais serão as medidas adotadas pelo poder público para a segurança dos alunos
e profissionais da educação em sala? Quais serão as posturas adotadas por alunos e familiares diante das
novas regras que, por hora, precisarão nortear o retorno social desses alunos? Espera-se que esse capítulo
semeie discussões e amplie a compreensão desse complexo desafio, que já vêm sendo enfrentado.
No Capítulo 3, os autores exploram alguns indicadores da produção agrícola durante o período da
pandemia, bem como os efeitos da doença sobre a produção e o consumo dos produtos agrícolas e
agroindustriais. Também aborda questões sanitárias no campo, em pequenas e grandes propriedades, e
como os moradores e trabalhadores de áreas rurais estão reagindo à situação de distanciamento e cuidados
extras com a higiene. Este capítulo é finalizado com perspectivas e estratégias para combate a disseminação
do vírus e a retomada plena das atividades rurais e agroindustriais.
No Capítulo 4 são abordados desmatamento e saneamento básico, temas importantes da área
ambiental, tecendo relações, diretas e/ou indiretas, com saúde pública. Se objetiva ressaltar a relevância da
preservação ambiental para a manutenção dos mananciais, do ar, etc., refletindo, dessa forma, na qualidade
de vida dos brasileiros. Ademais, a partir da distribuição da disponibilização de alguns serviços públicos,
o capítulo traz à tona uma reflexão sobre a importância da universalização dos mesmos, tanto para o bemestar da população como para prevenção à COVID-19.
Esta obra pretende, em tempo hábil, avaliar os efeitos da COVID-19 nos segmentos propostos,
contribuir para a restituição segura das atividades produtivas e para a estruturação de metodologias e
procedimentos relacionados aos temas abordados, que são de extrema importância para a vida póspandemia.

Agropecuária / Educação

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