Educação e Língua Pomerana

Educação e Língua Pomerana Adriana Vieira Guedes Hartuwig.


Compartilhe


Educação e Língua Pomerana (Educação e Culturas)


Experiências de (re)afirmação Cultural




Este livro discute o processo de criação e implementação de um programa de educação bilíngue desenvolvido por professores pomeranos em Santa Maria de Jetibá-ES. As experiências das comunidades pomeranas em terras capixabas provocam nossa reflexão sobre modos sociais de produção e ressignificação dos saberes entre sujeitos de diferentes segmentos populares, como camponeses, quilombolas e indígenas, constituindo-se em desafio que aos poucos começa a ser enfrentado pelos pesquisadores dessa universidade, especialmente por esse grupo de pesquisa. Professores pesquisadores estão instigando a geração de novos aportes teóricos e metodológicos de compreensão do mundo, que consideram práxis e saberes dessas gentes. Reconhecer os processos culturais de socialização vividos por esses sujeitos necessita do debate e da pesquisa no campo da educação, a partir de contextos socioculturais próprios, a fim de potencializar práticas coletivas transformadoras de relações sociais que deles emergem.

Acreditamos que estudos dessa natureza estimulam a pesquisa e o registro das práticas a partir das experiências vividas, além de serem capazes de indicar para uma perspectiva intercultural questionadora que pergunta pelos ensinamentos que devem ser apreendidos para o fortalecimento de lutas que contribuem para a construção de uma nova sociedade e de uma escola pública que respeite as diferenças.

Grupo de pesquisa

“Culturas, Parcerias e Educação”

Educação

Edições (1)

ver mais

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Alac
cadastrou em:
15/11/2019 14:20:20

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR