As pesquisas apresentadas neste livro inscrevem-se na área de investigação Educação Histórica – inseridas nos trabalhos desenvolvidos no Brasil, pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná, sob a coordenação da professora Maria Auxiliadora Schmidt, pelo Grupo de Pesquisa História e Ensino de História (coordenado pela Professora Marlene Cainelli) -, contando também com a participação de investigadores da área da Teoria da História, particularmente relacionados ao pensamento do historiador alemão Jörn Rüsen, referência para a área da Educação Histórica, representado no Brasil pelo pesquisador Estevão de Rezende Martins, da Universidade de Brasília. De Portugal, são propostos resultados de trabalhos do Grupo de Investigação Educação em Educação Histórica, do Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais e História, coordenado pela Dra. Isabel Barca. As relações entre os grupos brasileiro e português já possuem uma década e produziram vários encontros internacionais e publicações.
Os temas são os seguintes:
Educação Histórica e Consciência Histórica
Os artigos deste tema sistematizam resultados de investigações e propõem algumas reflexões sobre relações entre a Teoria da História e os referenciais da área de Educação Histórica, particularmente o tema da consciência histórica.
O pensamento histórico de alunos e professores
Essa temática agrupa investigações centradas na análise do que, na área da Educação Histórica, constitui as idéias de segunda ordem. Essas idéias ou conceitos históricos, são importantes para a construção do pensamento histórico e, nos trabalhos apresentados foram privilegiados algumas delas, tais como narrativa histórica, evidência e compreensão histórica.
As linguagens culturais contemporâneas e o pensamento histórico de alunos e professores
Esta temática inclui trabalhos que procuram analisar as relações entre as linguagens culturais contemporâneas, como cinema, história em quadrinhos, música e internet e as idéias históricas de alunos e professores
A relação de alunos e professores com o conhecimento dos manuais didáticos de História
Esta temática reúne textos que discutem principalmente o artefato livro didático analisando suas narrativas e a forma de abordagem de conteúdos.