Educação Matemática, Leitura e Escrita

Educação Matemática, Leitura e Escrita Celi Espasandin Lopes...


Compartilhe


Educação Matemática, Leitura e Escrita


Armadilhas, utopias e realidade




Desde meados dos anos 1980, educadores matemáticos têm estudado a aprendizagem da matemática por meio da observação de alunos e professores na sala de aula. Pesquisadores interessam-se pela dinâmica da sala de aula e pelas interações entre seus participantes. Observam, sobretudo, de alunos com alunos; alunos com professores e desses alunos e professores com a própria matemática. A comunidade que se forma na sala de aula, com toda sua riqueza e complexidade, envolve inúmeros aspectos que servem de objeto para as pesquisas, tanto para pesquisadores externos à comunidade – que em geral participam como observadores –, quanto para professores-pesquisadores de sua própria área profissional.
Este livro, composto de excelentes artigos de brilhantes autores, elegeu como tema condutor um aspecto específico, presente em todas as interações na sala de aula e talvez o mais complexo e imprescindível dentre todos os aspectos a serem estudados: a comunicação. (Beatriz D’Ambrosio).

Este livro foi organizado a partir de textos elaborados pelos professores pesqui-sadores que foram convidados e participaram da segunda e terceira edições do Seminário de Educação Matemática, durante o 15º e o 16º Congresso de Leitura (Cole), realizados pela Associação de Leitura do Brasil (ALB), em julho de 2005 e 2007, respectivamente, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Evidencia as reflexões sobre a necessidade dos educadores matemáticos de desenvolver um trabalho para efetivar uma formação matemática capaz de promover transformações sociais comprometidas com a ética e a democracia. Busca discutir perspectivas as quais foram construídas coletivamente a partir das instâncias de debate, com a intenção de formular ações e propostas que ofereçam aos educadores matemáticos, seja na ação docente e/ou na produção científica, oportunidades de refletir sobre suas práticas, ampliando suas visões sobre a formação matemática e adquirindo maiores possibilidades de intervenção no processo educativo. Deseja que tais produções suscitem nos leitores a ousadia de repensar suas ações como educadores matemáticos.

Edições (1)

ver mais
Educação Matemática, Leitura e Escrita

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

milaliba
cadastrou em:
30/08/2014 21:47:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR