Eleanor Marx

Eleanor Marx Rachel Holmes


Compartilhe


Eleanor Marx (Coleção: Vida e obra)


uma vida




O livro Eleanor Marx: uma vida é a primeira biografia da filha caçula da família Marx a ser publicada no Brasil. Foi traduzido com o principal objetivo de trazer à luz a trajetória desta mulher que ainda em vida foi uma grande referência para a classe trabalhadora, mas que segue relativamente desconhecida em nosso país.

Última filha de uma família incomum – a família de Karl e Jenny Marx –, concentra em sua trajetória o legado das lutas socialistas que a precederam e investigações próprias acerca do que chamou de feminismo sob perspectiva socialista. Além disso, foi um exemplo de militante internacionalista. Como resume a biógrafa Rachel Holmes: “Eleanor era uma escritora revolucionária; uma mulher revolucionária: uma revolucionária. Era uma pessoa de palavras e ação”. E esta é sua história.

Segundo as tradutoras Letícia Bergamini Souto, Lia Urbini e Cecilia Farias, existem outras biografias, nenhuma em português, mas elas escolheram essa de Rachel Holmes por ser a mais recente – incorporando documentos e informações que não estavam disponíveis à época das outras pesquisas –, por ser bastante detalhada e, ao mesmo tempo, acessível em termos de linguagem e extensão, e também por não tomar como certa a hipótese de suicídio.

Essa obra, ainda de acordo com as tradutoras, que tem uma escrita fluida e cativante, nos apresenta a vibrante trajetória de uma militante que fez pontes fundamentais entre o socialismo e o feminismo em seus panfletos, aulas, trabalhos de base, atividades artísticas, formativas e em sua própria vida pessoal. Pesquisadora, tradutora e teatrófila, Eleanor Marx teve um engajamento exemplar e original em relação à preservação e continuidade do legado de Karl Marx e Friedrich Engels.

“Mas o interessante nesta biografia é observar como, proporcionalmente, questões como a do filho não reconhecido de Marx ou a sobrecarga de trabalho advinda da lida com a desigualdade na divisão do trabalho reprodutivo – no caso das mulheres da família – aparecem como incontornáveis, mas, ao mesmo tempo, não apequenam, vitimizam ou demonizam os envolvidos. Elas estão ali, com um bocado de outras experiências extraordinárias e inovadoras”, destacam.

A vida de Eleanor Marx foi um dos eventos mais significativos e interessantes na evolução da social-democracia na Grã-Bretanha vitoriana. Desde Mary Wollstonecraft, nenhuma mulher realizara uma contribuição tão profunda e progressista ao pensamento e ação política inglesa. Ela deixou um legado colossal, embora não reconhecido, para as gerações futuras.

Assim esse livro é uma importante fonte para conhecer Eleanor Marx. E como nos alerta as tradutoras, “para que não se cometa a injustiça de conhecer Eleanor apenas como a filha de Marx, é preciso entender que, embora determinante para a formação moral, política e afetiva de Eleanor, as referências do ambiente familiar devem ser complementadas com muitas outras informações.” Eleanor Marx mudou o mundo. No processo, ela se revolucionou. Esta é a história de como ela fez isso.

Vale a pena conhecer sua história. Afinal, como destaca o prefácio dessa obra, Eleanor Marx era muito humana. “Ela teve muitas limitações, frustrações e derrotas espetaculares. Sua vida era uma massa de contradições. É impossível reduzi-la a sua vida pública ou privada. Por isso precisamos conhecer os dois lados da história.”

Biografia, Autobiografia, Memórias / História Geral

Edições (1)

ver mais
Eleanor Marx

Similares

(1) ver mais
Eleanor Marx, filha de Karl

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 3
5
ranking 75
75%
4
ranking 0
0%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Jenifer
cadastrou em:
20/07/2021 19:10:03
Jenifer
editou em:
20/07/2021 19:10:27

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR