Essa resenha não é uma publi, mas já interajo há bastante tempo com o autor, Luciano Otaciano, através dos comentários trocados em nossos blogs. Quando ele disse que gostaria de ler minha opinião sobre seu livro ELO, eu consegui aproveitar uma das promoções que ele fez em sua página na Amazon (são muitos títulos!) e adquiri o e-book.
Demorei um tempinho para começar a ler, e não esperava levar o tempo que levei para terminar, mas preciso admitir que sou uma negação para leitura digital. Talvez fosse melhor ter um kindle em vez de um tablet, mas gosto das funcionalidades extras do segundo.
Aisha e Akemi são as personagens principais desse romance, pelo menos no começo. Com o avanço da história mais pessoas, com as vidas conectadas de alguma forma à delas aparecem e recebem bastante destaque se tornando protagonistas também.
O autor não economiza nas descrições usando esse recurso tanto para os ambientes, o que estou mais acostumada, quanto às ações e sentimentos dos personagens, o que é um pouco fora da minha zona de conforto. Ter o autor me contando sobre a personalidade de cada pessoa, dizendo o que fizeram e como reagiram em invés de mostrar, acaba criando uma barreira invisível que me afasta um pouco dos personagens.
Outra característica marcante em ELO é a presença de palavras pouco usadas no dia a dia. Várias vezes precisei recorrer ao dicionário para saber ao que o autor se referia e foi uma ótima experiência. Apesar da certeza de que esquecerei a maior parte delas, sei que algumas ficarão na memória e num tempo em que tudo está cada vez mais simplificado, é um enriquecimento muito válido.
O livro aborda alguns temas sensíveis como incesto, violência sexual, agressão física e tem muitas cenas de sexo entre adultos. Todas estão perfeitamente encaixadas na trama, mas sei que algumas pessoas não gostam. Sinceramente não é uma preferência minha, mas não incomoda o suficiente para eu abandonar a leitura.
Foi uma trama interessante de acompanhar e me surpreendeu o quão extensa é a linha do tempo da história, pois temos personagens que conhecemos quando criança nos capítulos iniciais, e no epílogo já se tornaram pai/mãe. Há também um crime sendo investigado e o suspense se estende até bem perto do final.