Em Alto-Mar

Em Alto-Mar Edmondo de Amicis


Compartilhe


Em Alto-Mar





Considerado o primeiro romance da emigração italiana, Em Alto-Mar, de Edmondo De Amicis (1846-1908), é finalmente lançado no Brasil, onde permaneceu inédito até o presente ano de 2017.

Lançado na Itália em 1889, o livro teve dez edições em apenas duas semanas: um verdadeiro best-seller. Em Alto-Mar é o relato da travessia que De Amicis fez do porto italiano de Gênova ao de Montevidéu, em 1884. Toda a narrativa se passa a bordo do navio Galileo, ao longo da viagem de três semanas. Nada menos que 1.600 emigrantes italianos viajavam na terceira classe. A grande maioria tinha como destino a Argentina, e da capital uruguaia seria transportada para Buenos Aires em pequenas embarcações a vapor através do rio da Prata. Havia ainda 70 passageiros distribuídos entre a segunda e a primeira classe – entre os quais o autor.

O navio é um microcosmo da sociedade italiana da época, clivada por antagonismos, separada por uma miríade de dialetos e pela escassa difusão da língua nacional. Saltam aos olhos os ressentimentos, a raiva e o rancor dos emigrantes com relação às elites que lideraram a união territorial e política do país que hoje conhecemos como Itália. O processo de unificação, concluído em 1861, marginalizou uma vasta camada da população e abriu uma ferida na sociedade. Esta edição traz ainda dois relatos de Edmondo De Amicis sobre a sua estadia no Rio de Janeiro durante a escala do navio que o transportou de volta à Itália.

Com tradução de Adriana Marcolini, em coedição com o Instituto Italiano di Cultura de São Paulo e com o apoio do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, a obra é considerada o primeiro romance da emigração italiana e permaneceu inédita no Brasil até o presente ano de 2017.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Em Alto-Mar

Similares


Resenhas para Em Alto-Mar (0)

ver mais
Narrativa/Romance histórico
on 31/7/20


Recomendo esse romance a todos os decendentes de imigrantes italianos que tem curiosidade por saber como seus ancestrais chegaram aqui e qual era o contexto social e econômico da grande parte da população italiana que emigrou para a América no século XIX. Edmondo de Amicis traz o relato real de como era uma viagem de navio da Itália para a Argentina, desde as aspirações dos passageiros até seus medos e motivadores. O autor também escancara os preconceitos vigentes na sociedade da époc... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam1
Avaliações 4.5 / 7
5
ranking 57
57%
4
ranking 43
43%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

34%

66%

Jenifer
editou em:
27/08/2019 16:34:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR