Em cada momento ainda estamos vivos

Em cada momento ainda estamos vivos Tom Malmquist


Compartilhe


Em cada momento ainda estamos vivos





Tom e Karin moram juntos em Estocolmo e sonham em viver da poesia que escrevem, de serem enquanto casal “uma versão feliz de Sylvia Plath e Ted Hughes”. Grávida de sete meses, Karin é internada por conta de uma febre que não quer ceder. E o que eles têm receio de ser uma pneumonia, é uma leucemia que em menos de um mês lhe tira a vida.

Neste premiado romance autobiográfico, publicado em 21 países, Tom Malmquist mexe com as estruturas da autoficção ao narrar sua história num vívido e agitado tempo presente. Ele enfrenta passo a passo o que vai acontecendo com Karin e tenta entender os termos médicos que lhe são explicados, e que vai anotando. O cenário é a geografia complexa dos hospitais suecos com seus quartos de acompanhantes e seus subsolos, que Tom percorre diariamente revezando-se entre o Centro de Tratamento Intensivo onde Karin respira por aparelhos, e a ala do Neonatal, onde sua filha Lívia recebe os cuidados de recém-nascido prematuro.

O tempo presente e a narração vívida continuam, mas os cenários mudam. Tom sai para beber com os amigos e Karin se aborrece com o livro que ele escreve faz três anos. A mãe o leva aos doze anos para buscar o pai, um jornalista de crônica esportiva famoso, que está passando mal por problemas de alcoolismo em outra cidade. Nas aulas da universidade, ele conhece Karin e pede que ela diga o que pensa sobre seus poemas. Seu pai luta contra um câncer.

A casa agora sem Karin e com Lívia, cujo nome Karin escolheu (Liv significa vida em sueco). E a vida de pai e filha é o futuro que Tom abraça com delicadeza, desajeito e amor.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Em cada momento ainda estamos vivos

Similares


Resenhas para Em cada momento ainda estamos vivos (4)

ver mais
A paternidade abraçada.
on 6/4/22


" O que me deixa mais putø com essa história toda é que uma simples certidão de casamento, que pode ser assinada depois de quinze minutos de conversa num bar, que ela tenha mais peso do que toda uma vida conjunta, que durou dez anos, quer dizer, um documento pesa mais do que uma história familiar"? Um romance autobiográfico, ganhador de vários prêmios. Aqui vamos encontrar a história de Tom e Karin, um casal de escritores apaixonado. Nesse romance vamos viver, viver mesmo; Tom nos c... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam1
Avaliações 4.0 / 23
5
ranking 39
39%
4
ranking 35
35%
3
ranking 22
22%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

19%

81%

João gregorio
cadastrou em:
22/04/2019 13:39:02
Jenifer
editou em:
24/04/2019 21:30:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR