Em Guarda Contra o Perigo Vermelho

Em Guarda Contra o Perigo Vermelho Rodrigo Patto Sá Motta


Compartilhe


Em Guarda Contra o Perigo Vermelho


O Anticomunismo no Brasil (1917 - 1964)




Rodrigo Patto Sá Motta desenvolve neste livro uma abrangente avaliação do impacto exercido pelo anticomunismo no Brasil, trazendo à tona o papel desse fenômeno na dinâmica da nação, no decurso do século XX, particularmente nas conjunturas críticas de 1935/37 e 1961/64, quando as ameaças imputadas ao comunismo forneceram o principal argumento para as duas rupturas institucionais mais sérias do período republicano, origem dos regimes autoritários de maior duração já sofridos pelo país.
Em conjunto com o histórico das ações empreendidas pelos anticomunistas, o autor faz um rico e instrutivo levantamento do universo de representações que elas produziram acerca de seus inimigos. Ao longo de sua atuação em nosso cenário político, os comunistas foram configurados por estes seus adversários sempre como personagens dos mais nefastos, violentos, ateus, imorais (ou amorais), estrangeiros, traidores, tirânicos etc. nas versões mais extremadas, assumiram as feições de parceiros do próprio diabo - representações maniqueístas, que cumpriram a contento o papel de demonizar os seus ideais e atalhar a sua propagação no Brasil.
Trata-se de uma obra que tem como objetivo enriquecer os conhecimentos históricos, políticos e sociológicos de todos aqueles que estão preocupados em chegar a uma visão crítica e objetiva de um dos mais nefastos períodos da vida brasileira.

História do Brasil

Edições (2)

ver mais
Em guarda contra o perigo vermelho
Em Guarda Contra o Perigo Vermelho

Similares

(4) ver mais
Direitas em Movimento
Partido político ou bode expiatório
A ditadura em tempos de milagre
O Método Jacarta

Resenhas para Em Guarda Contra o Perigo Vermelho (1)

ver mais
on 12/3/23


Você sabe definir comunismo? Ou melhor, você sabe que a ideologia anticomunista foi uma das principais bases das duas ditaduras brasileiras no século XX: a ditadura do Estado Novo (1937-1945) e a ditadura militar (1964-1985)? O livro do historiador Rodrigo Patto Sá Motta é uma referência nesse campo de estudos. A utilização de discursos anticomunistas vem mobilizando setores conservadores da sociedade brasileira ao menos desde os anos 1920 e, surpreendentemente, continuam a ser utili... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 25
5
ranking 64
64%
4
ranking 36
36%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

fabi
cadastrou em:
21/11/2009 11:45:36
Uska
editou em:
23/02/2018 21:35:53

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR