Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago


Compartilhe


Ensaio sobre a cegueira





Uma terrível ""treva branca"" vai deixando cegos, um a um, os habitantes de uma cidade. Com essa fantasia aterradora, Saramago nos obriga fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu.

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma ""treva branca"" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.

O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar ""a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam"". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu:"uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".

""Sim, o Ensaio sobre a cegueira é um livro para se ler neste momento de reclusão e confinamento do coronavírus. Mas não para pensar sobre como uma doença que se espalha sem controle pode mudar nossa vida, mas como nossa vida talvez estivesse completamente equivocada antes que essa doença chegasse."" -- Renato Rovai, Revista Fórum

A caligrafia da capa é de autoria do músico e escritor Chico Buarque.

Distopia / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (17)

ver mais
Ensaio sobre a cegueira
Ensaio sobre a cegueira
Ensaio Sobre a Cegueira
Ensaio Sobre a Cegueira

Similares

(16) ver mais
Cem Anos de Solidão
Farsa da Boa Preguiça
Ensaio Sobre a Lucidez
As Intermitências da Morte

Resenhas para Ensaio sobre a cegueira (1.403)

ver mais
Little white shadows sparkle and glisten
on 2/2/11


"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso." José Saramago. Ensaio Sobre a Cegueira conta a história de uma inédita epidemia de cegueir... leia mais

Vídeos Ensaio sobre a cegueira (9)

ver mais
Doces, Bacon e Diamante | L. S. Wolter | Resenha - Dia de Livro

Doces, Bacon e Diamante | L. S. Wolter | Rese

Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago

Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago


Estatísticas

Desejam6.254
Trocam89
Avaliações 4.6 / 26.440
5
ranking 70
70%
4
ranking 22
22%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

27%

73%

Alê | @alexandrejjr
editou em:
08/01/2021 15:27:04