Ensinar a ler, aprender a avaliar

Ensinar a ler, aprender a avaliar Robson Santos de Carvalho


Compartilhe


Ensinar a ler, aprender a avaliar


Avaliação diagnóstica das habilidades de leitura




Por que muitas das atividades de ensino e de avaliação de leitura, elaboradas e aplicadas por professores da educação básica, têm colaborado tão pouco com a formação de alunos leitores competentes?

Este livro é para quem se pergunta:

- Para que serve a avaliação?
- Prova é o mesmo que avaliação?
- Exame e prova são a mesma coisa?
- O que fazer com a nota da prova?

Este livro mostra como avaliar alunos de forma mais eficaz, justa e pedagógica, apresenta um modelo de avaliação que transformará sua sala de aula. Com ele, você descobrirá o que seus alunos já sabem de fato (não apenas o quanto sabem) em diversos momentos do processo de ensino e o que ainda precisam saber.

A avaliação não é algo à parte do ato de educar. Ela faz parte do ato pedagógico. É uma ação contínua, inseparável do ato educativo pelo simples fato de fazer parte dele. O professor educa quando avalia. Para isso, precisa saber o que, como, quando e com que finalidades avaliar.

As atividades de avaliação de leitura aqui exemplificadas contribuirão para a aquisição e o desenvolvimento das habilidades de leitura e para a construção da competência leitora dos alunos, porque passarão a ser pensadas, elaboradas e executadas como avaliação diagnóstica de habilidades de leitura.

Quando um professor aprende a avaliar corretamente, ele começa a deslocar sua visão dos resultados finais para o processo. Com isso, consegue melhorar o processo e chegará a melhores resultados finais! Isso ajuda os alunos na vida real, na vida escolar, nas avaliações nacionais e até nas avaliações internacionais em que, hoje, o Brasil só faz vergonha, infelizmente...

Educação

Edições (1)

ver mais
Ensinar a ler, aprender a avaliar

Similares


Resenhas para Ensinar a ler, aprender a avaliar (1)

ver mais
Formação do professor de português
on 9/12/20


Excelente livro para formação do professor de português. O autor traz várias reflexões importantes sobre o papel da avaliação nas aulas de português, além de teoria e informações para subsidiar o trabalho do professor, especialmente na hora de elaborar as avaliações de leitura.... leia mais

Estatísticas

Desejam5
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 8
5
ranking 13
13%
4
ranking 88
88%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

24%

76%

Karliana.barbosa
cadastrou em:
28/11/2018 15:07:44
Jenifer
editou em:
09/12/2020 17:04:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR