Os autores aqui presentes tiveram que ensinar, aprender, pesquisar e escrever história em tempos de pandemia. O clima de insegurança gerado pela suspensão das aulas, por conta do Novo Corona Vírus da COVID-19, no início de 2020, e a retomada gradual a partir de meados de 2021, tornou difícil a realização das tarefas desses professores e professoras, ao mesmo tempo alunos e alunas, das disciplinas ProfHistória da URCA. São profissionais que se reinventaram em espaços de aprendizagem oscilantes entre o presencial e o virtual, enquanto tiveram que experienciar pesquisas, produzir, escrever e recriar suas labutas cotidianas. Professores-pesquisadores-estudantes que fizeram e fazem acontecer a partir e com os desafios dos seus saberes docentes e do conhecimento histórico escolar suscitados nas escolas de educação básica.
Nosso propósito, autores, organizadores e comissão científica, com este livro, fruto das dissertações de mestrandos e mestrandas do ProfHistória URCA, é incitar/fortalecer o debate entre os alunos, as alunas e os professores e as professoras de história, sejam do ensino superior ou da educação básica, sobre as práticas docentes e as experiências discentes para o ensino e a aprendizagem em História.
História