Entre a foice, o martelo e a suástica

Entre a foice, o martelo e a suástica Carlos Fernandes...


Compartilhe


Entre a foice, o martelo e a suástica





"Fiquei apavorada quando ouvi dizer que Hitler tinha o exército mais poderoso do mundo. Dava para sentir a tensão de todos. Uma Guerra estava a caminho."

Há exatos sessenta e cinco anos, chegava ao fim o mais pavoroso conflito da história. A II Guerra Mundial, fruto daquilo que de pior o gênero humano é capaz de produzir - sentimentos como ódio, cobiça e preconceito -, causou muito mais que as 60 milhões de mortes contabilizadas oficialmente e a ruína de nações inteiras. Aqueles anos de horror também ceifaram esperanças. Os danos causados pelos violentos combates na Europa foram enormes, sobretudo para as populações civis, sempre as maiores vítimas das guerras. famílias inteiras foram dizimadas, pais separados à força de seus filhos e patrimônios acumulados ao longo de gerações simplesmente desapareceram da noite para o dia. Muitos dos sobreviventes foram aleijados de suas raízes para sempre. Ficaram sem lar, sem pátria, sem esperança. Perderam a própria história.

A Polônia foi praticamente aniquilada por nazistas, de um lado, e soviéticos, de outro. Estrategicamente posicionado entre as duas poderosas forças inimigar, o território polonês presenciou um banho de sangue. Foi em meio a este ambiente de caos e violência que Leon Fokin viveu parte de sua vida. Filho de uma polonesa e de um russo, ele foi ao mesmo tempo uma vítima e um sobrevivente. Embora não aceite ser tratado como herói, este simpático senhor de 80 anos de idade e modos gentis pode ser considerado um vencedor - não pelo poder das armas, mas pela força da fé.

Edições (1)

ver mais
Entre a foice, o martelo e a suástica

Similares


Resenhas para Entre a foice, o martelo e a suástica (3)

ver mais
Lutar com fé
on 19/3/22


Livro curtinho, dá pra ler em um fim de semana. Leon conta sua história a partir do pai, Lucas, russo que lutou contra os comunistas na Revolução de 1917, até a morte dos pais no Brasil. Muito interessante conhecer os caminhos pelos quais passou una familia que estava "encurralada", ora fugindo dos soviéticos, ora dos nazistas, guiando-se pela fé em Deus. É a história de pessoas comuns que tiveram uma vida incomum.... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 7
5
ranking 71
71%
4
ranking 14
14%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Joanan
cadastrou em:
21/02/2012 16:41:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR