Entre nós

Entre nós Philip Roth


Compartilhe


Entre nós





Reunião de ensaios, entrevistas e cartas em que um dos maiores romancistas norte-americanos da atualidade discute com colegas de ofício as relações do escritor e da literatura com a sociedade, a política e a história.

Philip Roth costuma ser associado a seus romances, que incluem algumas das obras-primas da literatura de língua inglesa publicadas nas últimas cinco décadas, como O complexo de Portnoy, O teatro de Sabbath e Homem comum. Mas Roth tem um lado menos conhecido: é também crítico, ensaísta e memorialista notável.

Entre nós reúne entrevistas feitas por Roth com outros escritores e seus ensaios sobre os colegas de ofício (e um pintor), bem como cartas trocadas entre eles. Ao contrário do que se poderia esperar, o tema predominante neste livro não é a literatura em si, as técnicas de escrita de ficção, e sim um ponto que para Roth é fundamental: a relação entre o artista e o mundo exterior, seu meio, sua cultura e seu tempo. E, embora muitas vezes o que ouvimos seja a voz de outro escritor, predominam as preocupações e as obsessões do próprio Philip Roth. Não por acaso, um dos temas de destaque no livro é a condição de judeu - são judeus sete dos dez escritores discutidos, além do artista plástico Philip Guston. Outra questão, discutida principalmente nas conversas com dois tchecos - Ivan Klíma e Milan Kundera -, é a do conflito entre o artista e as instituições de seu país. O texto sobre Bernard Malamud é um relato ao mesmo tempo afetuoso e implacável sobre as relações de Roth com um escritor que teve grande impacto em sua formação. O ensaio sobre Saul Bellow é um estudo aprofundado que, além de defender a importância de Bellow na literatura norte-americana, comprova que Roth é não apenas um grande romancista como também um crítico de primeira. Na troca de correspondência com Mary McCarthy, Roth discute as ressalvas da escritora americana ao romance O avesso da vida.

Outros escritores entrevistados por Roth são o vencedor do prêmio Nobel de literatura Isaac Bashevis Singer; o italiano Primo Levi, que produziu algumas das maiores obras literárias que tematizam o Holocausto; o escritor israelense Aharon Appelfeld e a irlandesa Edna O'Brien.

Ensaios / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
Entre nós
Entre nós

Similares

(5) ver mais
A humilhação
Eu Estou Vivo e Vocês Estão Mortos
Fantasma sai de cena
Borges

Resenhas para Entre nós (1)

ver mais
Entre Nós
on 19/1/11


Publicado originalmente em 2001 no livro "Entre nós: Um escritor e seus colegas falam de trabalho" encontramos reflexões de e sobre vários escritores, reflexões produzidas a partir de entrevistas organizadas por Philip Roth. Os temas das entrevistas (ou mais bem encontros informais entre Roth e seus colegas) tratam de assuntos variados, notadamente aqueles que tratam da literatura produzida por eles e o processo de escrever, ou mais bem dito, entre a vida real dos escritores, suas esco... leia mais

Estatísticas

Desejam24
Trocam1
Avaliações 3.9 / 31
5
ranking 29
29%
4
ranking 42
42%
3
ranking 26
26%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Jenifer
editou em:
28/08/2021 16:01:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR