Equipes de Alto Desempenho

Equipes de Alto Desempenho Elvina Lessa


Compartilhe


Equipes de Alto Desempenho


A Tipologia de Jung nas Organizações




Nesta obra, o leitor conhecerá melhor os tipos psicológicos descritos por Carl Gustav Jung e, assim poderá lidar melhor com pessoas de tipos diferentes e saber como elas se complementam no trabalho em equipe.
Os resultados das pesquisas revelaram que a diversidade de Tipos Psicológicos não garante os resultados de uma equipe. Constatou-se a tendência das pessoas preferirem trabalhar e considerarem complementar, alguém com o Tipo Psicológico diverso do seu, embora não seja totalmente distinto. As equipes de alto desempenho apontaram que as pessoas tiveram uma boa integração com os demais membros. Entretanto nas equipes de baixo desempenho, seus membros demonstraram ter tido muitas dificuldades entre eles, fato que pode ter causado impacto negativo os resultados dessas equipes. Cabe ressaltar a necessidade de desenvolver na equipe, comportamentos que contribuam para o aumento de afinidades entre as pessoas especialmente o fortalecimento de comportamento ético dos seus membros. Além disso, pareceu existir relação entre o perfil do próprio indivíduo e o perfil da pessoa com quem teve maior dificuldade de trabalhar. Existe também relação entre os perfis das pessoas com quem gostaram de trabalhar e as pessoas consideradas complementares no trabalho, indicando que no trabalho de equipe afinidades e complementaridade são atributos desejáveis.

Alguns fatores podem causar impacto no desempenho de uma equipe, dentre outros:

a) A equipe vai precisar de pessoas que busquem o auto-conhecimento para que possam desenvolver todo o seu potencial, possibilitando assim que utilizem todas as suas funções psíquicas na solução dos problemas da equipe e se relacionem bem com os demais membros do grupo.

b) A equipe deve ser composta de pessoas que tenham diversidade de estilos de personalidade ou pessoas com bom desenvolvimento do Tipo ou maturidade, a fim de possibilitar a análise dos problemas a partir de vários ângulos, bem como facilitar a complementaridade entre os membros.

c) A equipe precisa ser composta de pessoas que possuam conhecimentos, habilidades ecomportamentos que possam atender as necessidades das atividades propostas ou seja as demandas da equipe.

d) A equipe não deve ter uma liderança centralizada numa pessoa, mas uma liderança flexível , em que mais de uma pessoa tenha possibilidade de assumir o papel de líder.

e) A equipe precisa que as pessoas estejam motivadas e comprometidas com os resultados a serem atingidos e as necessidades dos clientes. As pessoas precisam considerar que as atividades que elas desempenham valem a pena ser realizadas.

Que esse estudo possa trazer para a discussão novos conhecimentos sobre o comportamento das pessoas e o funcionamento das equipes com base na Teoria dos Tipos Psicológicos de Jung. As empresas devem promover programas de desenvolvimento de equipe utilizando os conceitos da Teoria dos Tipos Psicológicos de Jung a fim de ampliar o auto conhecimento e apoiar o bom desenvolvimento do Tipo ou seja a maturidade das pessoas visando maior integração e sensibilidade às diferenças individuais. Ao aplicar os conhecimentos da Tipologia Junguiana nas empresas e equipes, certamente estaremos ajudando as equipes a atingirem melhores desempenhos, além de estarmos contribuindo para a humanização das empresas.

Negócios e Empreendedorismo / Psicologia

Edições (1)

ver mais
Equipes de Alto Desempenho

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

João gregorio
cadastrou em:
06/11/2018 08:38:37
SG1
editou em:
07/04/2023 01:48:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR